Minha lista de blogs


"PRO LIBERTATE"

Bem-vindo

Tome um amargo.
Tome un mate

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 19 de fevereiro de 2011

A carroça, fruto de um governo

O célebre filho de Bossoroca (Olivio) dirigindo seu veículo descapotável pelas ruas de Porto Alegre. Este modelo foi a maior contribuição de seu governo para com a cidade. Há uma certa lógica e profunda sabedoria na sua idéia, própria de um estadista: desacelerar o movimento e proporcionar oportunidade de momentos de reflexão aos condutores apressados e ao mesmo tempo de apreciar a nobre figura do cavalo, que muitas crianças não conhecem de perto. A carroça é inegavelmente um forte símbolo, como a bandeira das Farc no palácio e a área vazia em Guaíba onde deveria florescer uma planta automobilística.
Bem: o povo escolheu, o povo mereceu. Como já sabiamente dizia Pelé...


Mais cinema



Curta nas Telas

O projeto Curta nas Telas segue exibindo até 24 de fevereiro o curta-metragem de animação "Propriedades De Uma Poltrona", de Rodrigo John, na sala 3 do Guion Center, na sessão das 22h10min, junto com o longa "Bravura Indômita. No curta, crianças de divertem com estranhas propriedades de velha poltronaJeff Bridges e Hailee Steinfeld em Bravura Indômita (2010), dos irmãos Coen



Oswaldo Montenegro virá a POA

Na próxima terça-feira, o Cinebancários lança com exclusividade o filme "Léo e Bia", que marca a estreia na direção do conhecido cantor e compositor Oswaldo Montenegro. Ele, que também assina a trilha sonora e o roteiro do filme, estará presente em Porto Alegre para um coquetel no local às 19h.


Novo filme sobre Elvis

Filme vai mostrar juventudade de Elvis Presley

O mais novo projeto da Fox é um filme sobre os primeiros passos de Elvis Presley rumo à fama. O longa, baseado no livro "Las train to Memphis: the rise of Elvis Presley", vai mostrar a fase jovem do ídolo atemporal.
A empresa já contratou John Fusco, de "Spirit - o corcel indomável", para fazer o roteiro. Os produtores serão Steve Bing, de "The Rolling Stones - shine a light", e Elizabeth Gabler, de "Kiss & tango".
A produção ainda não tem nome nem previsão de estreia.

cinema local - POA


FESTIVAL CONVIDA A VOTAR EM CURTAS-METRAGENS

Está em andamento o 3°  Festival do Júri Popular 2011 no Cinebancários (rua General Câmara, 424, bairro Centro).Este evento promove a exibição de curtas-metragens nacionais e convida os espectadores a votarem em cada sessão assistida. Este festival ocorre em 22 cidades brasileiras simultaneamente entre 14 e 20 de fevereiro. A plateia analisa várias categorias de cada filme e escolhe entre as seguintes opções: ótimo, bom, regular, ruim. Aqueles que tiverem o maior número de votos positivos ganharão os diversos prêmios distribuídos. Os filmes da mostra competitiva concorrerão nas seguintes categorias sob o julgamento do público: Grande Prêmio, Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor animação, Melhor Experimental, Melhor Direção, Melhor roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Ator e Melhor Atriz.
As sessões ocorrem às 15h, 17h e 19h, neste sábado e domingo. Hoje se´~ao exibidos os curtas das sess]oes competitivas 2, 4 e1. No domingo, o programa exibirá 5 e 6, além de uma sessão Hors-Concours. Mais detalhes sobre os filmes e a programação podem ser obtidos no site da sala : http://vinebancarios.blogspot.com/.


"LOUCURAS DE VERÃO"

A Sala P.F. Gastal, no terceiro andar da Usina do Gasômetro, retomou sua programação, após um recesso, com a mostra "Loucuras de Verão", reunindo uma série de filmes que têm em comum o fato de serem ambientados no período de férias e nos quais as altas temperaturas acabam influenciando o comportamento de seus personagens. Alguns filmes foram sucessos em sua época, como nos anos 60.
Hoje à tarde serão exibidos três filmes que têm a direção de William Asher: "A Praia dos Amores" (EUA, 1963), às 15k; "APraia dos Biquínis" (EUA, 1964), às 17h;  "Folias na Praia" (EUA, 1965).
Neste domingo, a atração contará com um filme estrelado por Elvis Presley, "O Seresteiro de Acapulco", de Richard Torphe (1963, 96 minutos), às 15h. Contando no elenco com Ursula Andress e Elsa Cardenas, a história se passa em Acapulco, quando um cantor será paquerado pelas beldades locais, enquanto encara o desafio de superar seus medos dando um salto de um rochedo ao mar. Também serão exibidos este domingo, "Piranha 2 - Assassinas Voadoras", às 17h, e "Sonhos Eróticos de Uma Noite de Verão", às 19h.

IDÉIAS E DIVAGAÇÕES, ETC.: Calendário de shows

IDÉIAS E DIVAGAÇÕES, ETC.: Calendário de shows: "Fevereiro Março Abril Hoodoo Gurus 17, São Paulo (Via Funchal) Preço: de R$ 100 a R$ 200 Paramore 16, Brasília (ginásio Nilson Nelson 1..."

IDÉIAS E DIVAGAÇÕES, ETC.: Cinema

IDÉIAS E DIVAGAÇÕES, ETC.: Cinema: "Dois filmes vencedores do Globo de Ouro estão com estréia nacional marcada para março. 'A Minha Versão do Amor', que deu ao protagonista Pa..."

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CINEMA em Porto Alegre


É tempo de cinema, de conferir alguns filmes em cartaz, como "127 horas", "O Ritual", "Bravura Indômita",  "Burlesque", "O discurso do Rei",  "Cisne Negro",  "O Turista",  "A Rede Social", "Caça às Bruxas".


"127 HORAS"


         James Franco é o protagonista deste filme, dirigido por Danny Boyle. Esta história, baseada em fatos reais, acompanha Aron Ralston, alpinista e aventureiro americano que luta pela sobrevivência, após uma rocha cair sobre seu braço e aprisioná-lo em um isolado cânion em Utah. o título se refere ao tempo e que fica preso. Com roteiro de Danny Boyle e Simon Beaufoy, o filme é baseado no livro de autoria de Ralston e em depoimentos do alpinista. O livro homônimo ao filme será lançado no Brasil em março, pela editora Seoman.
        A atuação de Franco, que cresceu em filmes como "Homem-Aranha", "Tristão e Isolda" e "Comer, Rezar, Amar", é elogiada pela crítica especializada. Tanto que foi indicado na categoría de Melhor Ator para o Oscar 2011, que terá cerimônia no próximo dia 27.
        Médicos australianos alertaram que receberam pessoas em um hospital de Sidney que se sentiram mal durante o filme, devido ao realismo de uma cena de mutilação. Preso em uma rocha, o protagonista precisa arrancar o próprio braço para conseguir sair do local, onde ficou cinco dias sem socorro.  Os médicos disseram que houve desmaios, vômitos e até um ataque epilético e advertiram que a história não pode ser indicada para pessoas mais sensíveis.
       James franco, 32 anos, também foi escolhido para ser o apresentador do Oscar, ao lado da atriz Anne Hathaway, 28 anos. A carreira do ator está em alta e ele chegou a ser eleito o Homem do Ano de 2010 pela revista GQ. Ele e Anne fazem suas estreias como apresentadores da cerimônia, que contará ainda com
a participação de outras estrelas, como Jeff Bridges, Halle Berry, Sandra Bullock, Marisa Tomei e Oprah Winfrey.

Sexta feira

Frutas do Brasil          Dia de preguiça, de conferir os acontecimentos da semana e, principalmente, de dar uma olhada no cardápio para fim de semana. Então, hoje vamos tratar de alimentação, de alguns itens que podem trazer-nos um grande bem-estar, e cuja ingestão negligenciamos ao longo da vida.
         Assim como o bom combustível influi no bom desempenho do carro, assim também a qualidade dos alimentos que tomamos influi no nosso desempenho e qualidade de vida.
         Futas, verduras, peixes, é o que recomendamos  para sábado e domingo,  a modo de cardápio anti-intoxicante e revigorante. Precisamos de estes elementos para uma alimentação sadia, e sem a sua presen-
ça constante comprometemos  a saúde e o bom desempenho do organismo.

Alimentos que te farão feliz


Inclua no cardápio 10 alimentos que te deixam mais feliz



Mel, abacate e banana fazem parte da turma que aumentam a sensação de bem-estar
Não tem quem não seja tomado por uma sensação reconfortante depois de fazer uma deliciosa refeição. E se no cardápio tiver um docinho de brinde, a vida fica melhor ainda. "Isso por que independente do alimento que consumimos, comer provoca uma confortável sensação de bem-estar já que suprimos as necessidades físicas do nosso organismo. Mas ainda há a turma de alimentos que potencializam esta reação, já que levam em sua composição, substâncias que aumentam a liberação da serotonina, hormônio neurotransmissor responsável pela sensação de prazer", explica a nutricionista e bioquímica Lucyanna Kalluf.

A seguir, a especialista sugere 10 alimentos que são obrigatórios para um prato e dias mais alegres. Confira
 

2) Abacate: esta fruta rica em ácido fólico, vitamina B3 ( niacinamida) e potássio. O abacate também tem mais proteína que qualquer outra fruta, cerca de 2 g para cada porção de 110 g. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6. A niacinamida ( Vitamina B3) tem ação específica sobre o sistema nervoso central, colaborando com a manutenção de hormônios que regulam as substâncias químicas do cérebro e garante efeito relaxante. Esta vitamina tem ação conjunta com o ácido fólico, que atua como coenzima de diversos neurotransmissores do bom humor. Dica: fique atento ao valor calórico da fruta: cada 110 g contém cerca de 200 calorias.
3) Mel: o alimento é um carboidrato fonte de triptofano, com ação calmante que induz a uma sensação de bem estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.
4) Nozes: esta oleaginosas possui vitamina B1 (tiamina), que ajuda a converter glicose em energia. Também imita a acetilcolina, neurotrasmissor que possui um papel nas funções cerebrais relacionadas com memória e cognição. Também carrega o Inositol (fosfatidilinositol), substância reconhecida como parte do complexo B, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina.
5)Tofu : é o queijo à base de soja. Com muitos nutrientes, o tofu tem o dobro de proteínas do feijão e 45% menos calorias que o queijo minas. Importante fonte de magnésio mineral que atua na regulação do metabolismo cerebral e participa da metabolização de alguns aminoácidos. "A deficiência de magnésio resulta em fadiga e deficiência de enzimas envolvidas na produção de energia", explica Lucyanna Kalluf. Meia xícara de tofu tem em média 110mg desse mineral.
6) Ômega 3: os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3 , um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade, está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres, substâncias responsáveis pelo envelhecimento celular
7) Gérmen de trigo: é a parte mais nobre do trigo, que quando é refinado perde esta propriedade, e uma excelente fonte de todo aporte vitamínico do complexo B, atuando como calmante natural que diminui a irritabilidade e o nervosimo. Tem inositol, presente nas membranas celulares como fosfatidilinositol, que é necessário para o correto funcionamento dos neurotransmissores serotonina e acetilcolina. "Também carrega o ácido pantotênico, a vitamina B5 ou vitamina anti-estresse que atua na síntese da acetilcolina, conferindo melhor adequação dos impulsos nervosos e das funções cerebrais", aponta a nutricionista.

8)Canela: rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.
9)Lentilha: é fonte de proteínas vegetais e cálcio, contribuindo significativamente para a regulação da flora intestinal. O equilíbrio do cálcio e magnésio no organismo atua no metabolismo cerebral e na produção de neurotransmissores, como serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.
10)Chá verde: afasta os riscos do estresse oxidativo, que é a deficiência de substâncias antioxidantes no organismo, trazendo como consequências doenças como a obesidade e até depressão. O chá verde é rico em polifenóis, nutrientes antioxidantes que atacam os radicais livres das células cerebrais, mantendo a sua atividade neuroprotetora, diminuindo a probabilidade de inflamação cerebral e favorecendo sensação de bem-estar.
1) Banana: a fruta é um carboidrato rico no aminoácido triptofano ( cada 100g da banana contém em média 18mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina. "Sem serotonina, o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome)", explica Lucyanna Kalluf. A serotonina também é considerada como sendo uma substância anorexígena, diminuindo a compulsividade e a fome.

VIVA ATÉ 20 ANOS MAIS


Dois americanos parecem ter encontrado a fórmula para viver até 20 anos mais sem recorrer a tratamentos absurdos. No livro Diminua Sua Idade (editora Best Seller), o médico Frederic J. Vagnini e o jornalista Dave Bunnell apresentam hábitos que aumentam em décadas a longevidade - com justificativas cientificamente comprovadas. As principais recomendações dos americanos são: comer mais fibras, fugir do açúcar, cortar gorduras saturadas, dormir bem, fazer mais sexo e sorrir mais. No Brasil, a expectativa de vida é de 72 anos. No entanto, poucos são os que sonham viver somente até esta idade. Fomos conversar com um time de especialistas para entender como essas simples mudanças são capazes de garantir que você chegue à velhice com uma vida e saúde mais plenas.



Coma mais fibras

As fibras fazem bem para o bom funcionamento do intestino. É verdade, mas elas não servem apenas para isso. "Fibras desempenham uma série de funções importantes, como auxiliar a assimilação de outros nutrientes, reduzir o mau colesterol (LDL), prevenir doenças e até evitar o mau hálito", explica a nutricionista Daniela Jobst.
E para atingir bons níveis de fibras não são necessários grandes esforços, pois elas são encontradas em alimentos que ingerimos comumente. A quantidade ideal de ingestão gira em torno de 25 a 30 gramas por dia e é importante não exagerar, como explica a nutricionista Daniela Jobst. "O estômago se adapta ao 'efeito esponja' das fibras e acaba se dilatando. Se a pessoa ultrapassa essa quantidade, precisará comer mais do que antes para se sentir saciada". Além disso, é importante ingeris as fibras com um pouco de líquido, pois a seco sua ingestão é mais difícil.
Vários alimentos do dia a dia possuem fibras: cereais (farelos), hortaliças, frutas (com cascas), leguminosas, verduras, trigo, cereais integrais (arroz, pão, torrada), aveia, cevada, bagaço de frutas cítricas, maçã, goiaba, castanha, nozes, ervilha e leguminosas em geral.
Uma das frutas com mais fibras na composição é a goiaba com casca, que tem 5 gramas por cada unidade média. Uma porção de 40g de cereal matinal integral tem 12g de fibras, enquanto meia unidade de abacate tem pouco mais de 7g de fibras - mas tome cuidado com a escolha do cereal, pois muitos contêm açúcar e com a grande quantidade de açúcares e gorduras do abacate.
Uma colher de sopa de aveia possui 1,5g de fibra, assim como uma banana média - ótima combinação, não? E quem gosta do feijão, vale saber que ele possui 2g de fibra para cada 40g, enquanto a mesma quantidade de lentilha (que pode ser uma boa substituta) possui um pouco mais de 5g, assim como o mamão papaia, velho e bom companheiro de quem sofre de prisão de ventre.

Fuja do açúcar

De acordo com a dermatologista Marcella Delcourt, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, depois da preocupação com radicais livres e raios UV, o alvo para combater o envelhecimento é diminuir o açúcar. Isso porque ele libera um processo que liga moléculas de glicose maléficas às moléculas de proteína saudáveis.
"A glicação ocorre quando uma molécula de açúcar em excesso, por aumento da ingestão ou por lentidão do metabolismo da glicose, se adere a uma molécula de proteína (colágeno, elastina) formando os AGEs, que alteram a estrutura dessas proteínas, impedindo a eficácia no desempenho de seus papéis mais importantes e, na pele, leva ao aparecimento das rugas", explica a especialista.
Além de alterarem a estrutura da proteína, os AGEs são fábricas de radicais livres que se acumulam ao longo do tempo, piorando seus efeitos no organismo e também deixando a pele com um aspecto opaco e envelhecido. Mesmo com a corrida para tentar combater os AGEs, é possível diminuir seus efeitos com hábitos alimentares saudáveis:

- Amêndoas e quinua são uma boa pedida para as refeições, da mesma forma que o consumo de maçã também é recomendado (rica em antioxidantes e flavonoides)
- As fibras também são importantíssimas: feijão, lentilha, ervilha. Agem como estabilizadores do açúcar e ajudam a queimar a gordura;
 Beba seis a oito copos de água por dia e prefira alimentos orgânicos;
- Evite comidas industrializadas, como flocos de milho, salgadinhos, bolachas, ketchup, refrigerantes e alimentos que contêm corante caramelo na sua composição, dentre outros.
- Tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos, antioxidantes e substâncias anti-AGEs de ultima geração na composição (prescritos pelo médico).

Dormir bem

Um estudo realizado pela American Academy of Sleep Medicine mostrou que dormir bem é um dos segredos para a longevidade. Alguns problemas de saúde foram associados com pior qualidade de sono. Entre os avaliados, 46% dos participantes que tiveram a autoavaliação de saúde insatisfatória também relataram não dormir bem. As chances de um bom sono foram também menores em pessoas que muitas vezes se sentiam ansiosas, que tinham pelo menos uma doença crônica e dificuldades com as tarefas diárias.
De acordo com o neurologista Renato Lima Ferraz, a quantidade ideal de horas de sono varia de pessoa para pessoa. "Mas o mínimo recomendado é de seis horas ao dia, sendo importante não ultrapassar nove para adultos, porque quem dorme mais que isso acaba ficando, na verdade, menos descansado", explica o especialista.
A importância do sono, também se estende ao aprendizado. "A fase REM, quando acontecem os sonhos, tudo que aprendemos durante o dia é processado e armazenado. Quando dormimos menos que o necessário, a memória de curto prazo não é processada e não conseguimos transformar em conhecimento aquilo que foi aprendido", explica o neurologista.

Não se sature de gordura

Viver com gordura pode ser ruim, mas viver sem ela é péssimo para seu paladar e inviável para seu organismo. As gorduras servem de base para a formação de diversos hormônios, inclusive os hormônios sexuais. Entretanto, as gorduras saturadas são as mais nocivas para a saúde do organismo. Para identificá-las, basta lembrar da banha de porco que sua avó tinha guardada na cozinha ou a capa da picanha que causa arrepios no seu cardiologista. As gorduras saturadas contêm o número máximo possível de átomos de hidrogênio (daí o termo saturadas), e ingeri-las em excesso é um passaporte garantido para um infarto no miocárdio.
Derrames e alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de mama, também têm a origem associada aos excessos dessas gorduras no organismo - sem contar que a gordura saturada é inimiga número um do emagrecimento. Para prevenir tudo isso, restrinja o consumo diário desse nutriente a, no máximo, 7% das calorias totais da sua dieta.

Fazer mais sexo

A história do BeijoAqui cabe uma ressalva: priorize a qualidade, em vez da quantidade. O sexo, quando em uma frequência que atrapalha a rotina da pessoa, pode ser um sintoma da compulsão por sexo. Mas, nos dias atuais, o que vem acontecendo com muita gente é deixar o sexo de lado, por conta da falta de tempo e do estresse do dia a dia, que detonam a libido. Segundo o ginecologista Neucenir Gallani, o sexo é importante para a saúde física e emocional, pois o orgasmo libera substâncias como as endorfinas, que atuam no sistema nervoso. "Elas diminuem a sensibilidade à dor, relaxando a musculatura e melhorando o humor", afirma.
Estabelecer uma quantidade normal de desejo sexual não é algo satisfatório, pois cada um lida com a própria libido de forma diferente - e ao longo da vida ela costuma oscilar e até se modificar por completo. "No entanto, quando há insatisfação pessoal, há algo de errado provavelmente", de acordo com o sexólogo Paulo Bonança.

Hábitos que favorecem a saúde

Sorrir mais
Manter uma fisionomia pacífica é essencial para a boa convivência, afinal a expressão "cara de poucos amigos" não surgiu à toa: quem vive de cara feia, afasta todos ao redor.
E sorrir vale até para ajudar a manter aquela linda história de amor. Um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, identificou que pessoas que sorriem de forma sincera e verdadeira têm mais chances de manter o casamento. Isso porque a sinceridade do sorriso revela a atitude da pessoa diante da vida. "Sabemos também que a falta de senso de humor, ou uma vida acompanhada de impaciência, raiva e atitudes hostis, estão associados a um maior risco de desenvolver pressão alta, piorar o controle dos níveis de glicose e ainda aumentar o risco de doença isquêmica do coração e de morte", de acordo com
o neurologista de Unifesp Ricardo Teixeira.

Nutrientes fundamentais.


Sua saúde não pode passar sem estes 6 nutrientes



Alimentação saudável, de verdade, não dispensa frutas, verduras e legumes. Mas a receita ideal não para por aí e tem muitas novidades, como mostram os resultados das pesquisas em alimentação realizadas no ano que está para terminar. O destaque absoluto, sem dúvida, vai para os carboidratos: está provado, de uma vez por todas, que eles são aliados indispensáveis na busca do peso ideal e também para uma saúde de ferro. "Escolhas inadequadas podem render desde quilos a mais até problemas de saúde, causados pela carência de uma alimentação balanceada", afirma a chefe da equipe nutricional do MinhaVida, Roberta Stella.

Quais são os nutrientes?


A vitamina D foi um dos nutrientes mais estudado em 2009. Um estudo feito pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, aponta que a vitamina ajuda na proteção da massa óssea, diminuindo fraturas. Outra pesquisa, feita pela Universidade de Michigan, revela que 20% dos casos de hipertensão nas mulheres são ocasionados pela falta de vitamina D no organismo. Óleo de fígado de peixe, peixes de água salgada (sardinha, arenque, salmão), ovos, carne, leite e manteiga trazem doses de vitamina D. Mas, para ela ser sintetizada pelo organismo, você precisa passar pelo menos 10 minutos diários sob o sol.



Estudo publicado no periódico Circulation, da Associação Americana para estudos do Coração, revela que o ácido glutâmico, presente em proteínas de origem vegetal, é um dos micronutrientes que ajuda a controlar a pressão arterial. Tofu, leite de soja, sementes de girassol, gergelim, cogumelo, sementes, oleaginosas (castanha, noz, avelã, pinhão), aveia integral, germe de milho, frutas oleaginosas (abacate, coco), batata, arroz integral, lentilha são boas fontes de proteína vegetal.


Um estudo feito pela Universidade do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, sugere que o consumo de flavonóides pode retardar em até 8% a oxidação do colesterol ruim (LDL). Frutas, vegetais, chás, vinhos, nozes, sementes, raízes e o chocolate preto (quanto mais amargo, melhor) contêm flavonóides.



Suplementos de vitamina C merecem atenção, segundo estudo sueco publicado no American Journal of Clinical Nutrition. De acordo com o estudo, mulheres que tomavam altas doses da vitamina aumentam as chances de desenvolveram catarata na velhice. Porém, as fontes naturais da vitamina não apresentaram riscos e retardam o envelhecimento. Abacaxi, acerola, agrião, alface, goiaba, laranja, limão, kiwi, pimentão, rúcula, alho, cebola, repolho e espinafre são alimentos ricos em vitamina C (ou ácido ascórbico).



A falta de consumo de ômega-3, gordura que beneficia o cérebro, pode ser decisiva para o surgimento de doenças mentais segundo estudo feito por cientistas do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism, nos Estados Unidos. De acordo com os especialistas, a ausência deste ácido graxo pode estar associada ao aparecimento de problemas no funcionamento do cérebro.



A Universidade de Harvard dá o veredicto: uma dieta pobre em carboidratos pode afetar a saúde das artérias, aumentando em 15% as chances de desenvolver a arteriosclerose. Fuja dos riscos comendo pão, espinafre, batata, couve-flor, nabos e cereais, por exemplo.



ALIMENTAÇÃO


Comer frutas é essencial para o sucesso da dieta

 Leves, saudáveis e pouco calóricas, as frutas estão entre os alimentos que mais ajudam na perda de peso e na prevenção contra doenças. Ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, "elas são extremamente importantes porque mantêm ativo o metabolismo e ajudam a controlar a fome, contribuindo para o emagrecimento", explica a nutricionista Lígia Henriques. Além disso, as frutas também melhoram o funcionamento do intestino e eliminam toxinas. Mas, para obter os benefícios das frutas, é preciso ingerir de três a cinco porções por dia, orienta a nutricionista do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de São Paulo (Unicamp) Salete Brito.


Uma porção equivale, por exemplo, a uma fruta média, duas colheres de sopa de abacate, dez morangos, 15 uvas pequenas ou 15 jabuticabas. De acordo com Salete, as frutas devem ser sempre ingeridas junto com as refeições. "No almoço e no jantar como sobremesa e nos lanches menores como componentes da refeição, pois o açúcar da fruta, a frutose, é absorvido mais lentamente na presença de outros nutrientes como a proteína e a gordura". É por isso que, quando combinada a um derivado de leite, como queijo ou iogurte, a fruta prolonga a sensação de saciedade.

E quais são as melhores frutas para consumirmos? "Todas as frutas são boas, elas têm vários nutrientes diferentes na sua constituição, portanto, é fundamental variar sempre", responde Salete. Para que você varie suas escolhas de maneira consciente, as nutricionistas Roberta Stella, do Minha Vida, Daniela Jobst, da Unifesp, e Mariana Reis, da rede de Clínicas Anna Aslan, dão informações sobre o valor nutricional e o poder preventivo de diversas frutas.

Açaí: possui antocianina, que expulsa radicais livres do organismo, melhora a circulação sanguínea e combate o colesterol alto. É uma boa alternativa para as pessoas que sofrem de anemia. Quem tem diabetes ou gastrite deve evitar. Consuma com parcimônia porque o açaí tem alto teor calórico.

Abacate: sua vitamina C mantém a elasticidade da pele e suas gorduras monoinsaturadas ajudam a baixar o colesterol no sangue. Vitamina B6, magnésio e ferro também fazem parte da composição da fruta e beneficiam o sistema imunológico, as glândulas endócrinas, os ossos e os dentes.

Abacaxi: é uma boa fonte de potássio, magnésio e vitaminas A e B1. Por conter muita água e fibras, melhora a digestão e o funcionamento do intestino.

Banana: ela não é somente rica em carboidratos e energia, mas possui também elevadas proporções de minerais como potássio, ferro e cálcio e vitaminas A, B6, B12 e C. É indicada para quem tem hipertensão, anemia, depressão e insônia.

Caqui: possui poucas calorias e muito cálcio, ferro, proteínas e vitaminas A, B1, B2 e C, que mantêm a qualidade da visão, contribuem para a saúde da pele e aceleram a cicatrização. Além disso, o caqui aumenta a resistência a infecções e, quando ingerida com outros alimentos ricos em ferro, auxilia na absorção desse mineral pelo organismo.

Jabuticaba: tem como propriedade principal um composto chamado antocianina, que combate os radicais livres, moléculas que danificam o material genético e aceleram o envelhecimento.

Laranja: é famosa por ser fonte de vitamina C, que auxilia na resistência a infecções e na cicatrização de feridas e queimaduras. O cálcio presente na laranja fortalece a estrutura óssea e o fósforo contribui para a absorção da glicose, enquanto as fibras ajudam no funcionamento intestinal.

Maçã: vitaminas B1 e B2, fósforo e ferro são algumas das principais substâncias presentes na maçã. Em sua casca, está a pectina, que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Possui propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e as cordas vocais. É ótima também para evitar a constipação intestinal. Consumir uma unidade por dia pode reduzir o risco de câncer colorretal, o terceiro mais comum no mundo, segundo uma pesquisa polonesa divulgada no European Journal of Cancer Prevention. A fruta ainda retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege contra problemas de pele.



quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

NOSSO GOVERNADOR


Podemos confiar em um governador que quando Ministro da Justiça optou pela não extradição do assassino julgado e condenado pela justiça italiana, Cesare Battistti? Acusado de nada menos que de quatro mortes, este delinqüente italiano permanece em território brasileiro graças à ação de Tarso Genro e do ex-presidente Lula. Estas duas figuras da política brasileira, de ideologia que se caracteriza pela amoralidade de seus seguidores (ou, no mínimo, por uma moral muito curiosa que não se coaduna com aquela que conhecemos como correta ou aceitável nos moldes da civilização ocidental), julgaram-se mais capazes que a justiça italiana para decidir sobre o extranjeiro Battistti. Estamos muito, muito mal de políticos, e se faz necessária uma depuração dos quadros para que a coisa tome um rumo melhor.  Quem quer continuar a pagar a estadia do assassino Battistti no Brasil?

E quando falo em confiar não me refiro a que não possa fazer algo de bom pelo Estado, coisa que qualquer um faria, se bem já entrou com uma ação típica e viciosa de criar alguns postinhos que certamente acolherão alguns "companheiros". Refiro-me a ter no posto mais alto do Estado, uma pessoa que parece compactuar com ações como a de Battistti, porque se não as aprovasse, certamente que o italiano estaria em alguma prisão lá na bota. Refiro-me à estatura moral, ao caráter de quem assim agiu, amparado pelo transitório poder que lhe conferiu o posto de Ministro de Estado.

Realmente, o Estado não está em boas mãos.

NOTÍCIA TRISTE


SÉRGIO JOCKYMANN MORRE AOS 80 ANOS

Morreu às 15h de ontem, aos 80 anos, o jornalista, escritor,  dramaturgo e ex-deputado  Sérgio Jockymann. Vítima de insuficiência renal, ele estava internado desde novembro no hospital  da Unicamp, em Campinas (SP).  Nos  últimos  tempos  estava  sendo submetido a  tratamento  de hemodiálise.
Natural de Palmeira das Missões, Jockymann será velado e sepultado em Campinas, onde mora a filha Duda Jockymann.

CINEMA

Estreia dia 25, no Brasil, "Never say never", com a atuação do fenômeno teen da canção norte-americana, Justin Bieber na tela. Dirigido por Jon Chu, focaliza a atual tournê do jovem astro, que contracena com Myley Cyrus e Jaden Smith.

Cyrus também está em "LOL", escrito e dirigido pela francesa Lisa Azuelos, que chega no segundo semestre. Con Demi Moore e Ashley Greene no elenco, a fita  é a versão de Hollywood do sucesso francês "Rindo à Toa".

Outro ídolo teen, Zac Efron, brilha em "The Lucky One", drama romântico com base  num dos best sellers de Nicholas Sparks Scott Hicks dirige também  Taylor Shilling e Blythe Danner na história de um sargento da Marinha que retorna dp Iraque disposto  a ver a moça cuja foto ele encontrou e que o manteve vivo.


Em breve chega "Reencontrando a Felicidade", com Nicole Kidman e Aaron Eckhart, ótimos em cena, como um casal que perdeu o filho atropelado. Nicole concorre ao Oscar.

Jodie Foster dirige  "Um Novo Despertar", para o qual convidou Mel Gibson para ser o protagonista. Na trama, um homem deprimido  tem sua realidade alterada quando resolve usar um fantoche  de castor. Jodie também aparece no elenco da fita.

"Jogo do Poder", de Doug Liman, é baseado nas memórias de Valerie Plame ( Naomi Watts), agente da CIA que teve sua identidade secreta revelada por um jornalista durante a invasão dos EUA ao Iraque.

Em "Horribles Bosses", de Seth Gordon, três amigos bolam um plano complicado para se livrarem de seus empregadores. No elenco, Jason Bateman, Jennifer Aniston, Colin Farrel, Jamie Fox, Kevin Spacey e Donald Sutherland.

Nicolas Cage estreia em 3D, "Fúria Sobre Rodas", e Steve Carrel está em "Crazy, Stupid Love", sobre um cara careta que acha que tem a vida perfeita, mas que desmorona quando a mulher pede o divórcio.