Minha lista de blogs


"PRO LIBERTATE"

Bem-vindo

Tome um amargo.
Tome un mate

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sábado, 12 de março de 2011

Divagações

Sábado, nuvens e sol, umidade, calor. O contínuo rumor dos carros que passam pela avenida Ipiranga  compõe a sinfonía cacofônica da cidade, o fundo onde se dão os aconteceres do dia.
Início de tarde, preguiçosa, lânguida como um lagarto ao sol. Lentos, os minutos se esvãem tal qual pingos de água na calçada quente,  desaparecendo no mistério do tempo.
Árvores quietas. Folhas já desbotando em tácito reconhecimento  do outono que avança, resoluto, preparando seu reinado.
Sirenes agourentas trazem uma rápida inquietação, uma consciência da mortalidade, um estremecimento que não dura, pois novos sons martelam nossos tímpanos.
Gritos de torcedores de um time de futebol invadem o ambiente. Vão rumo ao estádio, ao confronto, à luta, na esperança de uma vitória, um troféu a ser posto na estante quase vazia do espírito, sempre ávido e insatisfeito. Um logro, um afago, um pequeno lucro na aposta incerta da vida.
Assim como nossas células têm mais espaço vazio que substância, assim nossas vidas, se comprimidas ao máximo, deixariam um minúsculo resíduo. A vida na terra é curta, pois mesmo que chegasse a cem anos, seria apenas um piscar de olhos na dimensão do universo, um suspiro, um alento, um nada na eternidade.
Mas é sábado, vinte e quatro horas, mil e quatrocentos e quarenta minutos, oitenta e seis mil quatrocentos segundos para ser vividos, que se repetirão amanhã, domingo, e assim por sempre.
A mente, precavida e temerosa, nega a mortalidade e nos apresenta uma interminável conta de trinta e um milhões e quinhentos trinta e seis segundos para viver, isto apenas por um ano, ou três bilhões e cento e cincoenta e três milhões e seiscentos mil,  para os próximos cem anos.  Que maravilha, quanto tempo ao nosso dispor!
Mas nos consta que a mente não compreende nem aceita a eternidade, de aí seu medo.  Então, finjamos que nos engana. E vamos desfrutar o sábado!

Artes



As fotografias e os desenhos de Nelson Wiegert na Gestual


Trabalho do artista aborda a luz

Uma série de fotografias e desenhos feitas por Nelson Wiegert estará exposta, em sua segunda individual na galeria Gestual (Lucas de Oliveira, 21), a partir de hoje. As obras servem como anotações sobre como a luz projeta, expande, reflete, transforma no momento em que é captada na sua velocidade exuberante. Fonte para representação de seus trabalhos, a luz surge de forma efêmera, com momentos diversos. Radicado em Munique desde os anos 60, o artista plástico gaúcho atualmente dirige a Galerie Biedermann. No ano passado, ele realizou outra mostra de desenhos da Gestual. Visitação de segundas a sextas-feiras, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.




Titanic

O Titanic atraca na Capital
Grande exposição promoverá viagem no tempo através de réplica e objetos da famosa embarcação

A grande exposição "Titanic: Objetos Reais, Histórias Reais" estará aberta para visitação, a partir do próximo dia 17, no BarraShoppingSul (Diário de Notícias, 300). Os visitantes serão levados de volta a 1912, recebendo logo na entrada uma réplica do cartão de embarque de um passageiro real que esteve a bordo do Titanic. A exposição foi projetada com foco no legendário RMS Titanic e nas histórias reais das 2.228 pessoas a bordo. Cada um dos 243 objetos originais retirados do fundo do mar oferece uma conexão atraente e emocional para a vida a bordo da embarcação. Os ingressos, entre R$ 40, 00 e R$ 20, 00, já podem ser adquiridos na bilheteria da exposição, com funcionamento de segunda a sexta - das 8h30min às 20h; sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 10h às 20h.
Montada em ordem cronológica, a mostra tem oito galerias distribuídas em 1.500 m² - Construção, Partida, Vida a Bordo, Sala das Caldeiras, Iceberg, Resgate, Recuperação e Memorial. No segmento "Vida a Bordo", o visitante visualiza as amenidades de todas as classes através de objetos retirados dos destroços do Titanic, incluindo panelas e louças de todas as classes, assim como pertences pessoais de muitos dos passageiros.
A exposição traz ainda a reprodução verdadeira de um iceberg de 3,5 metros, no qual as pessoas poderão colocar as mãos para sentir as baixas temperaturas da noite do naufrágio, belas recriações de ambientes como as cabines de primeira e terceira classe e a sala das caldeiras, que proporcionam aos visitantes um olhar comovente sobre a história do trágico naufrágio, oferecendo uma conexão emocional com as vidas que foram bruscamente interrompidas ou alteradas.
Em 15 de abril de 1912, Titanic, o maior navio do mundo naquela época, afundou depois de colidir com um iceberg, provocando a morte de mais de 1,5 mil pessoas. O valor da passagem da primeira classe para Nova Iorque custaria em valor atualizado cerca de 50 mil dólares. Sessenta chefes de cozinha e seus assistentes trabalhavam em cinco cozinhas. O Titanic tinha seu próprio jornal, o Atlantic Daily Bulletin, produzido a bordo do navio. Além de notícias e propagandas, o periódico continha ainda um menu do dia, as promoções, o resultado da corrida de cavalos e fofocas da sociedade. Havia apenas duas banheiras para os mais de 700 passageiros da terceira classe. No início, a maioria dos passageiros não acreditava que o navio afundaria realmente. Por isso, os botes salva-vidas saíram carregados de 19 passageiros enquanto poderiam levar 65.


Shows


Banda de reggae Steel Pulse toca em Porto Alegre em abril.

A banda de reggae inglesa Steel Pulse se apresenta no dia 6 de abril, a partir das 23h, no Opinião, em Porto Alegre. A abertura fica por conta dos gaúchos da Brilho da Lata. A Steel Pulse existe há mais de 30 anos e mudou inúmeras vezes a formação. Eles começaram no bairro negro de Handsworth, em Birmingham, tocando reggae com toques de jazz e música latina. No início, apostavam em covers de Burning Spear, Gladiators e Bob Marley.
O reconhecimento veio por meio de shows nos quais a banda dividiu o palco com nomes como The Clash e The Police, além de abrir os espetáculos para Bob Marley, em 1978 e 1979, na Europa. Seu primeiro CD, “Handsworth Revolution”, lançado em 1978, é até hoje considerado um dos melhores discos de reggae da história, graças ao single “Ku Klux Klan”.

LIVROS




Novos livros no pedaço.
Fay Weldon, Rosemary Sutcliff, Sally Nichols, Eva Hornung e Judith McNaught são algumas das escritoras que estão com livros novos no mercado. Weldon escreveu "Ela Não Pode ir Embora" (Record), fábula sobre amor, casamento, família, lautos almoços e boa herança genética. Bela, rica e agente literária de sucesso, Hattie tem problemas para dividir-se entre o lar e o trabalho por conta do marido, Martyn (jornalista engajado em causas sociais, que é contra ter empregados domésticos). Tudo muda quando entra em cena a jovem polonesa Agnieszka, a nova babá que revelará dotes incontestáveis como cozinheira e como dançarina erótica. Hattie e a avó querem a babá fora de cena, mas Martyn fará de tudo para que ela não vá embora.

"A Águia da Nona" (Record/Galera), de Rosemary Sutcliff, é um épico de amizade e desafios, ambientado no auge do Império Romano. No ano 117, a Nona Legião Hispânica se perdeu nas neves da Caledônia (atual Escócia) e nunca mais se teve notícias do batalhão que servia na fronteira do Reino Unido. Vinte anos se passaram e Marcus Flavius Aquila (filho de um centurião da Nona) serve na Bretanha onde conhece um gladiador derrotado que ele compra como escravo pessoal. Os dois guerreiros terão oportunidade de refazer suas vidas quando, ao Norte da Muralha de Adriano, corre o rumor de um poderoso amuleto de guerra que reapareceu, a águia de uma legião romana. O livro de Sutcliff já foi adaptado para o cinema com Donald Sutherland no elenco

Quem será o misterioso homem verde que somente Molly consegue ver? Este é um dos mistérios de "A Menina que Conversava com o Verão" (Geração Editorial), segundo romance de Sally Nicholls, uma das autoras infanto-juvenis mais festejadas da atualidade. A protagonista Molly e sua irmã Hannah vão morar com os avós após a morte da mãe. Num dia de forte tempestade, a garotinha vê um homem perseguido por uma matilha de cães que vai mudar a sua vida.

Eva Hornung é a autora de "A Hora entre o Cão e o Lobo" (editora Argumento) que se baseia num fato da vida real, na esteira de Tarzan, Rômulo e Remo e Mogli: um menino russo é abandonado e passa a viver com uma matilha de cães. Romochka foi abandonado em Moscou na época de um inverno rigoroso. Ele tem 4 anos de idade, está faminto e segue uma cadela vira-lata até o seu esconderijo noturno. A matilha e seu líder acabam por chamar a atenção da Polícia e de um casal de cientistas que resolve estudar o caso do menino selvagem.

Paixão e trapaças se misturam na trajetória de dois superastros dos negócios que travarão uma luta pelo poder em "Dois Pesos, Duas Medidas" (Bertrand Brasil), novo romance de Judith McNaught, depois do sucesso de "Todo Ar que Respiras". Nick, o protagonista, é um homem bonito, inteligente e presidente da Global Industries que conduz seus negócios do mesmo modo que trata suas mulheres: com charme, ousadia e pulso firme. Ao contratar Lauren Danner, ele, que sempre esteve no controle das situações e conseguiu todas as mulheres que desejou, vê-se perdidamente apaixonado por sua nova e difícil funcionária. O que Nick não sabe é que Lauren esconde um grande segredo que, se vier à tona, transformará sua vida para sempre. Presa numa teia de falsidades, Lauren vai ter que lutar bastante para não perder Nick, por quem ela se apaixonou e que lhe prometeu uma vida de amor e devoção. Este romance, o segundo da autora figurou na lista dos mais vendidos do New York Times.

SONHO - M. J. Ryan escreveu "A Aventura de Viver seus Sonhos - Como Mudar Velhos Hábitos, Não Abandonar seus Planos antes de Concluí-los e Transformar seus Desejos em Realidade" (Ed. Sextante), guia que ensina como realizar mudanças permanentes. Traz histórias de pessoas que se tornaram mais organizadas, perderam peso e encontraram um trabalho gratificante.

VIDA - Polêmico, inovador, original; João do Rio foi um dos mais controversos personagens de sua época. Revelou um Rio de Janeiro pouco conhecido para os próprios cariocas e a originalidade de seus escritos e obras literárias lhe rendeu uma vaga na Academia Brasileira de Letras além de escandalizar por tratar com naturalidade o homossexualismo. Conheça o focalizado em "João do Rio - Vida, Paixão e Obra" (Civilização Brasileira), de Carlos Rodrigues.

BAR - "Liberty Bar" (L&PM Pocket) é uma inédita história do Inspetor Maigret. O romance de George Simenon focaliza o caso de um alcoólatra australiano, William Brown, esfaqueado até a morte na Riviera Francesa. Maigret tenta reconstruir os eventos que levaram ao crime e conhece sua amante, Gina, e a mãe dela, Jaja, que é dona do Liberty Bar.

SEXO - Claudia Tajes é a autora de "A Vida Sexual da Mulher Feia" (L&PM Ed.), lançado agora em versão pocket. A protagonista do livro é Ju, cuja feiura é uma realidade palpável, o que não impede que ela viva as mais hilariantes aventuras amorosas.

AGRICULTURA - "Técnico Agrícola - Formação e Atuação do Profissional/Manual do Profissional do Técnico Agrícola" (Imprensa Livre) ganhou uma quinta edição ampliada e revisada. A obra tem por objetivo instrumentalizar os técnicos agrícolas para uma melhor compreensão do estudo da legislação, atuação profissional e responsabilidades técnicas. Os autores do livro são Carlos Dinarte e Roberto Dalpiaz Rech.

FRIO - A vida de Otto, um pintor sem maiores perspectivas, tem as mesmas cores do céu azul acinzentado dos dias de inverno. Trabalhando, quando precisa, no Centro Popular de Cultura, ele se envolve com Sophia, uma de suas alunas, casada, com quem terá uma relação conturbada. Esta é a história do romance de Gustavo Machado, "Sob o Céu de Agosto", lançamento da editora Dublinense.

DOMINÓ - "Dominó" (Record), de Ross King é um romance sofisticado e sensual, que acompanha a trajetória de um jovem e infeliz pintor, George Cautley que abandona a casa do pai no interior e segue para a Londres do século XVII, onde pretende se relacionar com pessoas influentes. À deriva no mundo dourado da época, ele sonha em conquistar o mundo, as elegantes mansões, os teatros da Europa e conhecer seu ídolo, o prestigiado artista Sir Endymion Starker. Termina por conhecer a amante do artista, a misteriosa Lady Petronella Beauclair que concorda em posar para ele. Durante as sessões, a fascinante vai lhe contando, em detalhes, a história de Tristano, cantor castrado da Companhia Lírica de Handel.


Filme "Jogo de Poder" em pré-estreia.

O filme "Jogo de Poder", com direção de Doug Liman, está em pré-estreia com uma sessão à meia-noite deste sábado, somente no Unibanco Arteplex do Shopping Bourbon Country. O filme é baseado em fatos reais, contados nas memórias de Valerie Plame, uma agente da CIA que teve sua carreira destruída e seu casamento levado até o limite. Sua identidade secreta é então revelada por um jornalista de Washington, por motivos políticos.
Valerie foi a responsável por conduzir a investigação sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque. Após um diplomata escrever editorial para o The New York Times alegando que a administração do presidente George W. Bush manipulou informações sobre a existência dessas armas no Iraque para justificar a invasão, o governo passa a querer um nome para usar como bode expiatório e resolve atingir Valerie Plame - que, além de ser agente secreta, também é esposa do diplomata que criticou o governo. Ela passa a ser ameaçada, assim como seus filhos. O casal passa a pensar em uma forma de se defender.
A atriz Naomi Watts interpreta a protagonista e Sean Penn, seu marido. Este é o terceiro filme em que o casal de atores atua junto - os anteriores foram "21 Gramas" (2003) e "O Assassinato de Richard Nixon" (2004). "Jogo de Poder" foi o único filme norte-americano a competir pela Palma de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Cannes em 2010. O diretor, que tem no currículo filmes anteriores como "O Ultimato Bourne" e "Sr. e Sra. Smith", procura imprimir um ritmo eletrizante à história.



Natalie Portman é protagonista de ''Sexo sem compromisso''

Filme tem sessões de pré-estreia neste sábado

A comédia romântica "Sexo sem compromisso" tem sessões de pré-estreia neste sábado. No filme, Emma (Natalie Portman) e Adam (Ashton Kutcher) são amigos de longa data que quase estragam tudo transando numa manhã. Para protegerem sua amizade, eles fazem um pacto para manter seu relacionamento estritamente "sem qualquer compromisso". Isso significa sem ciúmes, sem esperanças, sem brigas, sem flores, sem apelidos fofinhos ou qualquer atitude de um namoro oficial. Também significa que eles podem fazer o que quiserem, quando quiserem e em qualquer lugar público que quiserem, desde que não se apaixonem.
As perguntas então aparecem: será que é possível somente fazer sexo sem que o amor "atrapalhe"? E será que a amizade deles irá sobreviver? Este filme, dirigido por Ivan Reitman, também conta no elenco com Kevin Kline.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Efeitos...

Documentário

Documentário conta a rotina de soldados americanos no Afeganistão

"Restrepo" tem a direção de Tim Hetherington e Sebastian Junger, que já foram repórteres de guerra

Entra em cartaz nesta sexta-feira o documentário "Restrepo", filme que marca, na direção cinematográfica, a estreia de Tim Hetherington e Sebastian Junger, que já foram repórteres de guerra. É um documentário que narra a implantação de um pelotão de soldados dos Estados Unidos no Vale Korengal, no Afeganistão.
O filme se concentra em um posto avançado com 15 homens chamado "Restrepo", nome de um médico do pelotão que foi morto em ação. Esse posto foi considerado um dos mais perigosos postos militares dos Estados Unidos. É um filme totalmente experimental: as câmeras nunca deixam o vale, não há entrevistas com os generais nem com os diplomatas. O único objetivo é fazer com que os espectadores se sintam como se tivessem passado os 94 minutos em ação no vale. Também há cenas que mostram o contato de alguns militares com aldeões próximos de sua base.
Em entrevista, um dos diretores, Sebastian, explicou a proposta do documentário: "Nós não estávamos interessados na dimensão política da guerra, apenas em mostrar a experiência dos soldados, por isso nós nos limitamos a ter acesso a somente o que os soldados tinham acesso.
Por isso, os cineastas também optaram por não se utilizar de nenhum narrador externo. Esse filme foi um dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Documentário 2011, perdendo para "Trabalho Interno". Mas "Restrepo" foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival Sundance, evento dedicado ao cinema independente nos EUA.



Hoje

Shows de música autoral e canções da história do blues


Ale Ravanello e Blues Combo fazem show hoje no Dhomba

Ale Ravanello Blues Combo e o Trio Parada Blues participam hoje da Confraria do Blues, no Dhomba (Lima e Silva, 1037), a partir das 22h.
Com o álbum "Vida Blues", de 2010, Ale Ravanello e Blues Combo receberam cinco indicações para o Prêmio Açorianos, na categoria Blues. No show de hoje, o Trio Parada Blues pretende resgatar a história do blues executando desde os grandes clássicos até músicas tocadas como do jeito original, antes de gravações.

Show

Baile sob a batuta de Nando



Nando Reis apresenta o show 'Bailão do Ruivão' neste sábado


A Prainha, em Torres, será palco, na noite deste sábado, a partir das 21h, de um grande baile comandado por Nando Reis. O show "Bailão do Ruivão" tem como base o DVD homônimo lançado pelo cantor e compositor e que resgata as grandes influências da carreira do músico. O show faz parte do encerramento das atividades do Circuito Verão Sesc de Esportes e integra a agenda do Arte Sesc - Cultura por Toda Parte. Acompanhado por uma banda impecável, com Walter Villaça (guitarra), Alex Veley (teclados), Felipe Cambraia (baixo), Diogo Gameiro (bateria) e Micheline Cardoso e Hannah Lima (backing vocals), Nando desfila sucessos marcantes da música brasileira e do pop internacional. Sem cair no lugar comum dos tributos à chamada "música brega", Nando faz um show com respeito e admiração por nomes como Wando ("Fogo e Paixão"), Antonio Marcos ("Você Pediu e eu Já Vou Daqui"), Guilherme Arantes ("Lindo Balão Azul"), Kaoma ("Chorando se Foi") e Dalton ("Muito Estranho"), entre outras.

IDÉIAS E DIVAGAÇÕES...

saúde


Entenda a importância do café da manhã

Ele repõe a energia gasta durante o sono e ajuda a emagrecer

Entre o intervalo da última refeição e a primeira do dia seguinte, há um longo período em jejum. Mas, também nesta fase, houve a queima de glicose e de glicogênio: a reação ocorre para gerar energia e manter e as funções do organismo, como circulação, respiração e batimentos cardíacos. Ao acordar, os níveis dessas substâncias estão muito baixos e precisam ser repostos. Dessa maneira, você começa o dia com disposição e dispõe de um bom rendimento nas atividades cotidianas. O café da manhã tem essa importante função de repor a energia que foi gasta durante o sono. Além disso, estudos indicam que realizar o café da manhã ajuda no controle da ingestão alimentar durante o dia, auxiliando no controle do peso.

Alimentos
Os alimentos do café da manhã fornecem energia, principalmente os carboidratos encontrados nos pães, nas frutas e nas geléias. Além disso, leite e derivados (queijo e iogurte) fornecem proteínas e cálcio (nutriente importante para a saúde dos ossos). As fibras, que trazem saciedade e melhoram o funcionamento do intestino, também são encontradas nos alimentos que fazem parte dessa refeição.

Opções de alimentos
Ingerir os alimentos corretos na quantidade certa é importante para manter o equilíbrio nutricional e calórico da refeição, buscando saciedade e retardando a sensação de fome. Dessa maneira, optar pelos alimentos que apresentam menor teor calórico, mas que fornecem nutrientes adequados para uma boa refeição ajudará a manter a alimentação durante o dia sob controle, além de colaborar para que atinja ou mantenha o peso adequado.
 

quinta-feira, 10 de março de 2011

Receita



Pizza light de peito de peru

Prato saboroso sem muitas gorduras. Veja a receita

Ingredientes

4 discos de massa de pizza integral
6 tomates orgânicos Taeq, sem pele e sem sementes
Sal a gosto
1 colher (chá) de orégano
250g de peito de peru light sem casca Taeq fatiado
100g de champignons fatiados
100g de azeitonas verdes sem caroços picadas
2 colheres (sopa) de azeite orgânico extra virgem Taeq
1 pacote de rúcula orgânica Taeq

Preparo

Coloque a massa em frigideira antiaderente.
Pique os tomates, tempere com o sal e o orégano.
Espalhe uma camada de tomates sobre os discos de massa.
Cubra com as fatias de peito de peru, distribua os champignons e as azeitonas.
Regue com o azeite extra virgem, tampe a frigideira e cozinhe em fogo baixo por 3 minutos ou até que a massa esteja no ponto desejado.
Cubra com folhas de rúcula picadas e sirva a seguir. Rendimento- 4 porções

Dificuldade -fácil
Tempo de preparo - 30 minutos
Dica: se preferir use folhas de agrião

Futebol


Grêmio


Em decisão dramática, Grêmio conquista a Taça Piratini
Tricolor empatou em 2 a 2 no fim do segundo tempo e garantiu o título nos pênaltis.

Muito sofrimento, mas finalmente um bom resultado e festa até a madrugada pelas ruas da cidade.




Inter


Inter "recomeça" Gauchão contra o Ypiranga
Time colorado estreia na Taça Farroupilha hoje à noite no estádio Beira-Rio.

Fase nova, vida nova. Com esse pensamento, o Inter estreia hoje na Taça Farroupilha. O adversário é o Ypiranga e o jogo, no Beira-Rio. "Todo mundo sabe que a prioridade é a Libertadores, mas também queremos o título do Gauchão. Já deixamos escapar o primeiro turno. Então, vamos tentar não perder pontos no returno e chegar à final. Para o Inter, o Gauchão começa agora", enfatiza o zagueiro Rodrigo, que ocupará a vaga de Índio, lesionado.

Coisas da cidade


Restinga é a campeã do Carnaval de Porto Alegre


Império Zona Norte e Imperadores do Samba ficaram em segundo e terceiro lugares

A escola Estado Maior da Restinga é a campeã do Carnaval de
Porto Alegre em 2011. Reinando absoluta durante boa parte da apuração, a instituição nunca teve o primeiro lugar ameaçado por Império da Zona Norte e Imperadores do Samba, que ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A escola da zona Sul da Capital se apresentou no segundo dia de desfiles e levantou o público com o enredo "A Restinga Multiracial Celebra a África de Mandela na Festa do Carnaval". A Restinga contou com 2 mil integrantes, quatro carros e na comissão de frente uma encenação representada por bravos guerreiros zulus, que lutaram pela soberania das tradições africanas. Junto dos zulus, uma passista representava o diamante africano.
Os principais títulos da Restinga são: campeã da Categoria-Especial em 1987, 1991, 1992, 1994, 1999, 2005 e 2006. Após a conquista do campeonato, o presidente da escola, Robson Dias, demonstrou humildade. "Quero antes parabenizar todas as escolas. Esse título estava engasgado na nossa garganta. O nosso trabalho foi diferenciado e o público pode esperar no Carnaval de 2012 mais um espetáculo da Restinga", disse.

1º lugar - Restinga - 238,9 pontos
2º lugar - Império da Zona Norte - 237.2 pontos
3º lugar - Imperadores do Samba - 234.4 pontos
4º lugar - União da Vila do IAPI
5º lugar - Imperatriz Dona Leopoldina
6º lugar - Vila Isabel
7º lugar - Acadêmicos de Gravataí
8º lugar - Embaixadores do Samba
9º lugar - Bambas da Orgia
10º lugar - Praiana
11º lugar - Império do Sol
12º lugar - Samba Puro



Teatro Novo DC recebe dois clássicos da literatura infantil

"A Caravana da Fantasia - Conta o Patinho Feio" e "O Mágico de Oz" ficam em cartaz até 29 de maio

Os palcos voltam a ser ocupados neste final de semana e nas estreias estão duas produções infantis da Companhia Teatro Novo e uma adulta da Cambada de Teatro em Ação Direta Levanta Favela. Em cartaz no Teatro Novo DC (Shopping DC Navegantes), sábados e domingos, até 29 de maio, "A Caravana da Fantasia - Conta o Patinho Feio" pode ser conferida às 15h e "O Mágico de Oz", a partir das 17h. Ingressos no local a R$ 15; R$ 13,50 para estudantes e R$ 7,50 para idosos.
"A Caravana da Fantasia - Conta o Patinho Feio" tem a direção de Karen Radde e é baseada no clássico de Christian Andersen, sobre o patinho feio que passou por muitas situações desagradáveis até descobrir que era um cisne, diferente dos outros patos. A versão é contada numa linguagem leve e simples, coloquial e lírica, de fácil assimilação pelas crianças. Ela reflete sobre a persistência e tenacidade do patinho em busca da aceitação, que só é alcançada através do aprendizado contra o preconceito.
Já "O Mágico de Oz" ganha a terceira montagem, com toque de contemporaneidade, com expressões como "tá ligado" e cenário com elementos reciclados. O musical conta a saga da menina Dorothy com seus três amigos - Espantalho, Homem de Lata e Leão - e a determinação de cada um em realizar seu maior desejo. Durante essa busca, muitas aventuras e encontros com fadas, gnomos, mágicos e outros seres, entre figurinos coloridos, coreografias modernas e efeitos de iluminação. A direção é de Ronald Radde.
No Clube de Cultura (Ramiro Barcelos, 1853) estreia nesta quinta-feira, às 20h, "Margem Abandonada Medeamaterial Paisagem com Argonautas", nas sextas-feiras de março, com ingressos a R$ 20 (público em geral) e R$ 10 (estudantes, idosos e classe artística). A peça é uma adaptação livre da releitura feita por Heiner Müller do mito grego Medeia de Eurípedes, que narra a história da feiticeira que, apaixonada pelo argonauta Jasão, não mede esforços para ajudá-lo. Mas o jovem ambicioso despreza os favores da protagonista para se casar com a filha do rei de Corinto. A partir daí, ocorre o desencadeamento de uma terrível e sangrenta vingança, que culmina na morte dos próprios filhos.


Peça "Terapia de Intimidades" trata do cotidiano amoroso

Exibições ocorrem sempre as quartas-feiras, no Teatro Hebraica, em Porto Alegre

Segue em cartaz no Teatro Hebraica (João Telles, 508) a peça "Terapia de Intimidades", com Terence Boeira. As exibições são sempre as quartas-feiras, às 21h.
Em 1h15min, o ator, sozinho, desfila dezenas de personagens que narram as agruras do cotidiano amoroso: crises conjugais, ciúmes, discussões em família, trapalhadas em locais públicos, mentiras, fofocas, orgasmos, traições. Tudo contado por um psicólogo especialista em felicidade conjugal. A trilha tem Roberto Carlos, Odair José e também música eletrônica.



Exposição de pinturas de Silvia Porto é inaugurada hoje

Abre hoje, às 18h, "Diversidade", mostra da artista Silvia Porto, natural de Ivoti, que expõe pinturas com temas abstrato, floral, natureza morta e gauchesco no Espaço B do TRT-RS (Praia de Belas, 1100). O horário de visitação é de segunda a sexta das 10h às 18h até 1 de abril. "Quando pintamos, revelamos nossa alma, nossa estética e até nossos sonhos. Se quem vê nosso trabalho é atingido por esses valores, fez-se a conexão entre as pessoas, e a arte cumpriu seus objetivos", afirma Silvia.


Intercâmbios de sons latinos

Arthur de Faria e seu Conjunto participam de festival de música que reúne músicos ibero-americanos durante três dias no Opinião, entre 12 e 14 de abril


Reino Elétron, Arthur de Faria e seu Conjunto, Gepe (do Chile), Xoel Lopes & Pablo Dacal e Franny Glass (Da Espanha, Argentina e Uruguai) e Frank Jorge são os participantes do primeiro dia do Festival El Mapa de Todos, que começa dia 12 de abril em Porto Alegre, no Opinião (José do Patrocínio, 834), a partir das 20h30min. Os ingressos por dia estão à venda por R$ 10,00, e o passaporte para os três dias R$ 25,00, nas lojas Trópico.
A Reino Elétron, que abre a programação, é uma banda de Passo Fundo que venceu PampaStock e como prêmio participa agora do El Mapa de Todos. O grupo formado em 2009 é integrado por Bruno Phillipsen, nos teclados e voz; Carlos Bolacha, na guitarra e voz; Elias Duarte, no vocal; Hélio Ribeiro na bateria e voz; e Leonardo Marmitt, no baixo e na voz. De Porto Alegre participam Arthur de Faria e seu Conjunto, autor do disco "Música para Gente Grande" e dos shows "Música para Bater Pezinho" e "Música para Ouvir Sentado". Para finalizar a estreia do festival, Frank Jorge e Banda.
Entre os estrangeiros da primeira noite, o chileno Gepe - integrante, desde 2001, do duo Taller Dejao e do grupo de Javiera Mena, além de desenvolver seus trabalhos solos - que possui uma produção avaliada como uma mistura de "folclore com pop. Da Espanha, Argentina e Uruguai, chega a formação de Xoel Lopes & Pablo Dacal e Franny Glass que mostram suas finas e trabalhadas composições.
O evento reúne artistas de diversos países e conta com um seminário sobre temas como circulação regional, capacitação profissional para a integração, ou a questão da língua e mídias digitais. Conforme destaca Fernando Rosa, da produtora Senhor F, do Brasil, "A América do Sul, em especial, vive nos tempos de integração, depois de décadas de divisão e isolamento cultural, do que é exemplo o Mercosul, que favorece novas ações em todos os campos da vida na região". Para Sulvie Piccolotto, da produtora Scater Record, da Argentina, "É nesse ambiente que o Festival se insere, buscando contribuir para o processo no campo da cultura, particularmente a música, e da cultura digital. O evento, que busca ampliar o contato entre as culturas independentes e divulgar os trabalhos dos artistas, é uma iniciativa das produtoras Senhor F, do Brasil, e Scatter Records, da Argentina. O apoio é da Secretaria Estadual de Cultura, do Ministério da Cultura e da Associação Brasileira de Festivais Independentes. Da segunda noite participam os uruguaios da "Contra Las Cuerdas", os venezuelanos de "Los Mentas" e os brasileiros da Sociedade Bico de Luz, Watson e Wander Wildner. No último dia, reúnem-se no palco os grupos brasileiros Watson, Superguidis e Macaco Bong. Do México chega a Los Negretes, e da Argentina, o grupo El Mató a un Policía Motorizado.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Rock - Psicodália


Festival Psicodália reúne atrações de peso para o Carnaval


O festival anual, direcionado ao público que curte boa música, natureza, diversão e interação com demais pessoas, acontece entre os dias 4 e 8 de março de 2011, em Rio Negrinho, Santa Catarina. A 14a edição do Festival Psicodália conta com 30 bandas, peças de teatro, oficinas e workshops. Os destaques na área musical são: o tropicalista Tom Zé, a banda setentista O Terço, a Traditional Jazz Band, com 45 anos de estrada e, a lendária banda pernambucana, Ave Sangria.
Depois de abrir 2010, com uma edição especial de réveillon, o festival volta a preencher o calendário daqueles que procuram uma opção diferente e completa para o carnaval 2011. A histórica edição na virada de 2009/2010 reuniu mais de quatro mil pessoas na fazenda Evaristo, em Rio Negrinho. O público conferiu de perto os shows dos Mutantes, Terreno Baldio e da banda curitibana Blindagem, junto com outras 23 bandas e demais atrações.
Idealizado pelo trio curitibano Julianna Henriques, Klauss Pereira e Alexandre Osiecki, o Festival Psicodália vai além da música. Segundo eles, a proposta original é criar uma atmosfera de alegria e companheirismo ao público, unindo diversas formas de manifestações artísticas, integrando os psicodélicos ao que vem sendo produzido país afora. Nascido na cidade de Angra dos Reis em 2001, com seu projeto piloto, somente em 2003, na cidade de Lapa – PR passou a se chamar Psicodália. O festival agrega conceitos como: diversão, paz, envolvimento com a natureza e espírito de coletividade, propagado a cada edição.
O Psicodália já abriu espaço para novos talentos e atingiu, primeiramente, o circuito curitibano, mas acabou se estendendo para outros estados. Segundo os organizadores, todos os anos o festival é sucesso, com público fiel e seleto e vem crescendo a cada ano. “O Psicodália não se restringe apenas ao festival, durante o ano inteiro são realizados eventos com bandas independentes, com os mesmos objetivos e formato. O grande trabalho do Psicodália é a movimentação e o incentivo a produção cultural/musical”, diz o trio.

Bandas

O Psicodália conta com uma série de bandas que fazem parte da história do festival. Algumas delas como O Sebbo, Sopro Difuso e Confraria da Costa, de Curitiba, e A Trupe Sonora Casa de Orates (SC), por exemplo, já têm presença e publico fiel no festival, marcados por participações em edições anteriores.
Outras 21 bandas de diversos estados do Brasil se encontram no palco do festival, ao lado de Tom Zé, O Terço, Traditional Jazz Band e Ave Sangria. Dentre elas: Sopa, O Conto, o músico Plá, Lamarão e a Banda da Casa, de Curitiba; Terra Celta e Mescalha, de Londrina; e Nego Blue, da Ilha do Mel, e o Lendário Chucrobillyman representam o Paraná. De São Paulo (SP), Cosmo Drah, Thiago Nassif e Rafael Castro. E, ainda, Zé Trindade de Minas Gerais e Eletric Trip de Nova Prata, Rio Grande do Sul.

Estrutura

A estrutura é composta por diversas áreas de camping arborizadas, com iluminação e equipe completa de seguranças e limpeza, que trabalham 24 horas por dia, além de banheiros espalhados por toda a fazenda, farmácia e ambulatório, UTI móvel, mercearia, praça de alimentação, stands de alimentação (com funcionamento 24 horas por dia), diversos bares (também com funcionamento 24 horas por dia), 03 palcos, tirolesa, lagoa, cachoeira, estacionamento para carros, motos, ônibus e motorhomes. Alimentos e bebidas são quase um atrativo à parte, sempre servidos com muita qualidade e a preços que não se encontra nem na cidade.

Oficinas

Durante o Festival Psicodália 2011, o público poderá participar de oficinas que passam por diversas áreas. Com vagas limitadas, as 45 oficinas organizadas durante o evento, percorrem áreas como o teatro; a música; Yoga e Tai Chi Chuan; artes manuais e artesanato feito a partir de materiais naturais; desenho, graffiti e pintura; dança e expressão corporal; moda e customização de peças; ciências cósmicas; artes circenses e contação de histórias. Além destes, um workshop sobre ecologia política e um bate-papo sobre ciência astrológica. As informações sobre temas, horários e inscrições podem ser conferidas no endereço eletrônico www.psicodalia.mus.br

Recreação Infantil

A organização do Festival Psicodália proporciona, desde a última edição, a Recreação Infantil. A idéia, segundo Juliana Henriques, é oferecer mais opções para as crianças, que estão cada vez mais presentes no evento. “O objetivo é promover a integração de crianças de forma divertida e educativa”, afirma. O programa trabalha o desenvolvimento da criatividade, imaginação, integração e preservação ambiental por meio de diversas atividades que incluem: artes, oficinas, brincadeiras e jogos. As inscrições, também gratuitas, devem ser feitas no local.


Parece-me uma opção bem mais racional e proveitosa que o Carnaval.

Política (?)


Deputados e senadores prolongam folga

do Carnaval e vão ficar 11 dias longe do trabalho.

Enquanto a maioria dos brasileiros teve quatro dias para aproveitar o Carnaval, o tempo que deputados e senadores passarão na folia longe de Brasília poderá chegar a quase o triplo disso. Parlamentares que deixaram a capital na última quinta-feira (3) e voltam ao batente apenas no dia 15 (terça-feira da semana seguinte a do Carnaval), terão 11 dias de festa.
Na quinta e na sexta após a Quarta-feira de Cinzas, tanto a Câmara quanto o Senado terão apenas sessões de debates, nas quais não ocorrem votações. Nas sessões desse tipo, além de nenhum projeto ser votado - fazendo com que a produtividade do Congresso seja próxima de zero -, não há controle de presença dos parlamentares, permitindo que a imensa maioria deles não compareça e não tenha que dar nenhuma justificação da ausência.
No Senado, há congressistas que se excederam e resolveram estender ainda mais a folga. Na quarta e na quinta anteriores ao feriado de Carnaval, dias em que, teoricamente, há sessões de votação, a presença foi baixa. Procurada pelo R7, a assessoria de Comunicação Social da Casa não soube informar quantos senadores compareceram.
Já na Câmara, a presença foi alta na quarta, com 463 presentes na sessão extraordinária da tarde. Na quinta, não houve sessão de votação de projetos.
Declarações de congressistas influentes na Casa demonstram que os deputados e senadores não estão preocupados com a repercussão que o feriado inchado pode causar. Nas palavras do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), o Carnaval é um feriado irresistível, o que justificaria a ausência prolongada dos parlamentares.
...Já o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse não ver qualquer problema com o fato de a votação de duas medidas provisórias ter sido jogada para depois do Carnaval.- Não conheço nenhum parlamento no mundo que tem uma festa dessa [o Carnaval] e que funcione.
Sem explicar por quê, além de não funcionar no feriado propriamente dito, o Congresso também ficará às moscas na quinta e na sexta, o líder governista foi além, e elogiou a atuação dos deputados no mês de fevereiro.
- Se fizermos uma retrospectiva do que foi aprovado, comparando com outros meses, veremos se houve a aprovação de tantos projetos quanto em fevereiro, em termos de qualidade e de quantidade.


La dolce vita...

Livros


O Centésimo em Roma, de Max Mallmann


Publicado no ano passado, tem como protagonista um ambicioso centurião romano, Publius Desiderius Dolens. Depois de anos nos campos de batalha, Dolens volta à cidade romana contando com o favor de um homem poderoso para elevar-se à ordem dos Cavaleiros, mas a mudança da maré política deixa o soldado sem respaldo e ele tem de se contentar com o comando da guarda urbana, um amontoado mal treinado de refugos militares e soldados moloides e indisciplinados. Enquanto testemunha, em rápida sucessão, uma série de quarteladas da vida política pós-Nero que fazem Roma passar por quatro imperadores diferentes durante os anos de 68 e 69 d.C.. Além de viver em tal cenário de instabilidade política, Dolens recebe a missão de desvendar as razões da morte de um influente cidadão romano, que teve a garganta cortada em sua sala de estudo aparentemente tranda por dentro. A reinvenção de um dos motes clássicos da literatura policial, a do crime cometido em um “quarto fechado”, coloca Dolens no rastro de uma conspiração envolvendo a clandestina e subversiva seita dos cristãos e suas próprias raízes familiares. Rocco, 424 páginas.


Morituri te Salutant, de Danila Comastri Montanari


Considero até lógico que um dos países com o maior nicho dos chamados “policiais históricos” seja uma das nações com a história mais rica do planeta: a Itália. Herdeira contemporânea da Roma Antiga, a Itália é hoje uma das principais produtoras de romances históricos sobre o período imperial, desde obras de aventura mais convencionais como A Última Legião, de Valerio Manfredi (adaptada para o cinema), a romances como os desta escritora, professora de história que criou seu próprio investigador policial da Antiguidade. Públio Aurélio, senador romano no ano de 45 d.C., que já havia protagonizado um romance anterior de Danila lançado no Brasil, Cave Canem, se lança à investigação da morte suspeita de um popular gladiador que perece subitamente em plena luta. Para desvendar morte tão insólita, Públio Aurélio mira seus dotes de investigador até mesmo para o imperador Cláudio César, o mesmo que protagoniza a dupla de romances de Robert Graves Eu, Cládius, Imperador, e Claudius, o Deus, e sua Esposa Messalina. A série do investigador Públio Aurélio é sucesso na Itália, e já conta com 16 títulos. Tradução de Joana Angélica D’Ávila Melo. Record, 292 páginas.



O Atiçador de Fogo, de Ben Pastor


Outro romance da recente safra de romances policiais-históricos italianos, curiosamente também escrito por uma mulher, Maria Verbena Volpi, que assina seus romances com o pseudônimo masculino de Ben Pastor. Dos romances aqui abordados, é o que situa sua história no período mais tardio, no ano de 304 d.C., quando o poder romano não está mais nas mãos de um imperador central, e sim dividido nas mãos da chamada “tetraquia”: dois imperadores, Diocleciano no Oriente e Maximiano no Ocidente, e dois jovens preparados para serem seus sucessores, Galério e Constâncio. O protagonista do romance é o emissário Aélio Espartano, enviado em missão a serviço de Diocleciano para Treveris, na província Bélgica Prima, sede do Império (a região fica na atual Alemanha). No caminho, Espartano esbarra em um caso insólito: rumores de que um milagreiro religioso teria ressuscitado um homem dos mortos. Antes que Espartano possa investigar o caso, o “ressuscitado” é morto novamente. É um romance de atmosfera sombria e pesquisa sólida, mas que demora a encontrar seu ritmo devido às descrições minuciosas da narrativa, que muitas vezes parecem estar ali para provar ao leitor que a autora fez sua pesquisa. Aélio Espartano já protagonizou três romances, o primeiro deles também já lançado no Brasil em 2008: O Ladrão de Água. Tradução de Celina Cavalcanti Falk Cook. Record, 332 páginas.

Ah, sim.

Curiosidade número 1: o título original de O Atiçador de Fogo é La Voce del Fuoco, que poderia ser traduzido por A Voz do Fogo. Não saberia dizer se a tradução que ficou para o título procura evita qualquer confusão com outro romance de mesmo nome, de autoria do quadrinista inglês Alan Moore, publicado pela Conrad há uma década, mais ou menos.
Curiosidade número 2: o leitor mais atento captou, esta nota é para os demais. O título algo empolado desta postagem é uma referência ao poema A Roma sepultada en sus ruinas, de Francisco Quevedo, cuja primeira estrofe foi assim traduzida em coletânea de poesia espanhola organizada por Fábio Aristimunho Vargas para a editora Hedra:

Procuras Roma em Roma, ó peregrino,
e achar em Roma a própria Roma falhas;
se agora são cadáveres as muralhas,
é de si mesmo túmulo o Aventino.

terça-feira, 8 de março de 2011

IDÉIAS E DIVAGAÇÕES, ETC.: IDÉIAS E DIVAGAÇÕES, ETC.: IDÉIAS E DIVAGAÇÕES, ET...


 Calendário de shows: Calendário de shows: 'Fevereiro Mar..."



IDÉIAS E DIVAGAÇÕES, ETC.: IDÉIAS E DIVAGAÇÕES, ETC.: :: Juanjo Dominguez (gu...


 Juanjo Dominguez (guitarra) : La Cumparsita :: Nunca ouvirá nada igual! Não sei se Juanjo é o melhor, mas es..."

Cinema


Esposa de Mentirinha (Just Go with It, 11). Direção de Dennis Dugan.



Com Adam Sandler, Jennifer Aniston, Nicole Kidman, Brooklyn Decker, Nick Swardson, Dave Matthews e Bailee Madison.
Adam Sandler tenta manter uma produção regular de dois filmes por ano, de qualidade mediana (um em cada quatro faz sucesso, o que não é uma média tão ruim hoje em dia, este aqui está no padrão, chegando até agora a perto de 70 milhões de dólares para uma produção cara de cerca de 80). Mesmo assim porque é uma temporada muito fraca de lançamentos onde, fora os filmes do Oscar, cada um é mais fraco e pior do que o outro. (Nada se compara, porém, com o horror do novoVovó... Zona).
Esta aqui é uma refilmagem de uma famosa peça francesa feita no cinema por um elenco ilustre que trazia Ingrid Bergman, Walter Matthau e Goldie Hawn (que por ele ganhou um injusto Oscar de coadjuvante em 69). Mas que oceano de diferença! Matthau era um dentista que fingia ser casado para poder enganar as namoradas e evitar compromissos. Quando uma delas desconfia, chama a empregada da clínica (aqui Jennifer Aniston, em papel de mãe de casal de filhos, ou seja, já ingrato) para fingir ser sua mulher. A ideia básica é conservada só que ele é cirurgião plástico e muito rico, a ponto de poder mandar todo o mundo do elenco para um resort no Havaí.
Não chega a ser problema o fato de o filme custar a engatar, nem o de Sandler insistir em colocar seus amigos do peito em papéis importantes mesmo sendo absolutamente intragáveis e sem graça como é o caso de um certo Nick Swardson, que faz o primo burro e chato (mas pode outros adjetivos nisso, porque é insuportável e não acerta uma). Tem outro amigo fazendo menos mal que é o musico Dave Matthews. Este ao menos tem a alegria de fazer o marido de Nicole Kidman, que topou entrar na brincadeira, fazendo uma colega de escola de Jennifer que a reencontra no Havaí e começa a competir.
Nicole demonstra espírito esportivo participando das besteiras, mas não é seu melhor momento (e o botox ainda não tinha passado o efeito). Também não tem grandes piadas, nem mesmo na cena do concurso de dança que é tola.
O filme não seria tão ofensivo se não insistisse nos clichês com crianças (aquilo de sempre, com as crianças carentes, porque o pai não liga para elas, a menina mais velha querendo ser atriz e inventando sotaques o que não é especialmente engraçado). E dali em diante cair na pior escatologia, todas as piadas de banheiro possíveis e imagináveis, sendo que uma delas é particularmente grosseira e por isso mesmo deverá ser comentada (não espere que eu a descreva nem que seja em nome do bom gosto).
Ou seja, mergulha de cara na baixaria, de uma forma grotesca e que destrói todas as outras possíveis qualidades. Enfim, para quem gosta é um prato cheio.

Este é um comentário de Rubens Ewald Filho, que é uma autoridade no assunto. Mas não penso que seja tão ruim como relata, pois o filme consegue, de qualquer maneira, divertir e fazer rir. Muito rigor na crítica deste tipo de comédias apenas desconstrói.



Clint Eastwood inicia as filmagens de novo longa

Astros como Leonardo DiCaprio e Naomi Watts estão no elenco de J.Edgard

...O diretor americano Clint Eastwood (Gran Torino) iniciou nesta semana as filmagens de seu mais novo longa, J. Edgar. A produção conta com Leonardo DiCaprio (A Origem) como principal estrela do elenco.
O drama explora a vida pública e privada de uma das figuras mais poderosas, controversas e enigmáticas do século 20, J. Edgar Hoover, principal nome da justiça americana por quase cinco décadas, que na intimidade possuía segredos que poderiam destruir toda sua carreira.
Além de DiCaprio, o elenco conta outros nomes de peso como Naomi Watts (21 Gramas), Judi Dench (Shakespeare Apaixonado), Armie Hammer (A Rede Social) e Josh Lucas (Juntos pelo Acaso).
Clint Eastwood também assina a produção do filme, que conta com Tim Moore e Erica Huggins como produtores executivos. As filmagens acontecerão nos arreadores de Los Angeles durante alguns meses.
J. Edgar será produzido pela Malpaso e Imagine.

Certamente, chega um bom filme às telas, pois Clint  Eastwood
é um grande ator-diretor.

Uma das principais estreias desta sexta-feira (4) nas telonas do país foi o filme Lope, uma produção hispano-brasileira, dirigida por Andrucha Waddington (Casa de Areia, Eu Tu Eles) e estrelada pelo argentino Alberto Ammann.






Lope (Idem) Espanha, 10. Com Luis Tosar, Leonor Watling, Sonia Braga, Selton Mello, Pilar Lopez de Ayala, Antonio de la Torre e Alberto Amman (Lope). Warner.
Faz meses que estamos esperando a estreia deste primeiro filme que o brasileiro (e talentoso) Andrucha foi rodar na Espanha com bastante sucesso (ao menos levou os Goyas de figurinos, canção original – Que el Soneto nos Tome por Sorpresa, e indicações de atriz coadjuvante (Pilar), direção de produção, direção de arte, maquiagem e penteados, efeitos especiais).
Como não temos no Brasil tradição de filmes do gênero, aí esta a maior atração do filme e a demonstração da qualidade do trabalho do diretor. É um filme biográfico de um dos maiores escritores da Espanha, Lope de la Vega (rival de Cervantes que fez Don Quijote de la Mancha). Também este é o maior problema comercial do filme, já que a maior parte das pessoas não tem a menor ideia nem se interessa especialmente por ele, sua obra, ou sua época.
É filme para espanhol, não funciona exportando. É ótimo que Andrucha tenha feito um trabalho tão competente, ainda que optando por um tom mais sério do que poderia ser um novo Shakespeare Apaixonado. Chamou Sonia Braga para fazer uma ponta quase muda, mas importante (ela é a mãe do autor, mas morre em alguns minutos) e prestigiar o nosso Selton Mello (que usa sua própria voz para interpretar um nobre coadjuvante sem maiores méritos).
Poupando vocês de uma ida até a Wikipédia, aqui vai a biografia: Arturo Lope de Veja y Carpio (1562-1635) era poeta e dramaturgo. Era famoso principalmente pelo incrível volume de sua obra, superando outros do mesmo estilo barroco (como Calderón de la Barca e Tirso de Molina). Suas peças são consideradas das melhores de toda a história do teatro. Também era reputado poeta lírico. E autor de romances. Teria escrito 3. 000 sonetos, 3 novelas, 9 poemas épicos e 1.800 peças (das quais 80 seriam obras primas).
Com tudo isso não sei como ele ainda arranjou tempo para ser guerreiro (o filme começa com ele terminando uma guerra e voltando para casa para encontrar tudo em miséria). Eventualmente se apaixona por uma mulher (ele era também homem de muitas amantes) que é jovem e filha de um possível benfeitor, mas que está prometida para outro.
As artimanhas seguem a estrutura do gênero, mostrando a criação teatral acima dos fatos reais. Como não conhecemos direito os atores, fica difícil avaliar o trabalho. Assim superficialmente me pareceu um filme sólido, bem realizado, bem produzido com uma história romanceada e não muito original. Mais para espanhol do que para brasileiro.
Rubens Ewald Filho.

Vamos conferir?

segunda-feira, 7 de março de 2011

CARNAVAL


Mulheres dão show de beleza nos desfiles de Porto Alegre e São Paulo

A segunda noite de desfiles do Grupo A não decepcionou quem foi até o Porto Seco assistir as escolas de samba na avenida. As grandes musas do Carnaval estavam lá, com muito charme, desenvoltura, samba no pé e beleza. Em São Paulo, as famosas deram o tom nas grandes escolas, como a apresentadora Sabrina Sato, da Gaviões da Fiel e até mesmo a atração "importada" Larissa Riquelme, da Unidos de Vila Mariana.
Em Porto Alegre, as agremiações Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina, Unidos da Vila Isabel, Império do Sol e Academia de Samba Puro não ficaram atrás. Na Restinga, o destaque, claro, era a rainha do Carnaval, Samen dos Santos. Na Imperadores, brilhou a madrinha de bateria Raquel Nunes.

Música


Banda Hibria lança novo CD e se prepara para turnê internacional Luís Bíssigo


Um ótimo novo CD, duas participações na turnê brasileira do ídolo Ozzy Osbourne e cinco shows na Ásia, com direito a gravação de DVD. É esse o horizonte imediato da banda gaúcha Hibria, hoje um dos principais nomes do heavy metal brasileiro, que volta às lojas do país este mês com seu terceiro disco, Blind Ride.
Blind Ride está prestes a sair no Brasil, mas desde 26 de janeiro já faz a alegria dos fãs da Hibria no Japão, que mantiveram o CD entre os discos de heavy metal mais vendidos na loja HMV durante uma semana. O sucesso do disco dá respaldo à turnê marcada para maio, com escalas na China, na Coreia do Sul e em três cidades nipônicas – em Tóquio, o grupo vai gravar seu primeiro DVD ao vivo em 14 anos de trajetória.
Será a terceira vez que o quinteto vai tocar em terras orientais, depois de duas visitas em 2009 – depois das quais a revista japonesa Burrn! sugeriu que a Hibria poderia vir a se tornar “o Iron Maiden século 21”. O ano passado começou no mesmo ritmo, com a Hibria abrindo o show do Metallica no Parque Condor, ocasião em que os gaúchos puderam conhecer pessoalmente os californianos. Depois, o quinteto – o cantor Iuri Sanson, os guitarristas Abel Camargo e Diego Kasper, o baterista Eduardo Baldo e o novo baixista, Benhur Lima – se concentrou em compor e gravar o novo álbum.
Um sinal da importância alcançada pela banda é o interesse da produtora Base2 – que cuida dos negócios de Sepultura e Angra e agora também empresaria o grupo sulista. Tais contatos ajudaram a Hibria a chegar ao palco da turnê brasileira de Ozzy Osbourne – a banda fará os shows de abertura em Rio de Janeiro e Belo Horizonte, nos dias 7 e 9 de abril. Nessas performances, o energético repertório de Blind Ride já deverá aparecer, confirmando a vocação da Hibria para as performances ao vivo, que Porto Alegre deverá ver entre maio e junho.

domingo, 6 de março de 2011

NATUREZA - Pássaros.

 











Literatura


Vargas Llosa confirma presença na Feira do Livro de Buenos Aires.
Presença do Nobel de literatura é criticada por grupo de intelectuais

O escritor peruano Mario Vargas Llosa confirmou na quarta-feira que viajará em abril para participar na Feira do Livro de Buenos Aires e se disse surpresos pela tentativas de um grupo de intelectuais argentinos de impedir que inaugure o evento.
— Aceitei o convite e, a não ser que retirem o convite, vou viajar e falar com a liberdade que sempre falei —, afirmou o vencedor do Nobel de Literatura em uma entrevista ao canal CNN em Espanhol.
— Se consideram que minha presença é incompatível com o querem que seja a feira, que me digam e não irei à feira. Mas de todas as formas viajarei a Buenos Aires Vargas Llosa confirma presença na Feira do Livro de Buenos AiresPresença do Nobel de literatura é criticada por grupo de intelectuais

Intelectuais ligados à presidente argentina, Cristina Kirchner, iniciaram uma campanha para impedir que Vargas Llosa inaugure a Feira do Livro. Eles acusam o peruano de ser um 'liberal autoritário'.
O escritor afirmou que o único veto que recebeu na Argentina foi o da ditadura militar, que proibiu livros como Pantaleão e as visitadoras. Um dos líderes dos protestos é o diretor da Biblioteca Nacional, o sociólogo Horacio González.

A intolerância com as críticas não é uma boa política. Não recomenda quando se fala em democracia e liberdade de expressão.


Música

Terça-feira é dia do lançamento mundial de "Collapse Into Now", novo disco do R.E.M.Roger Lerina




O 15º álbum de estúdio do trio americano é a prova de que Michael Stipe, Peter Buck e Mike Mills estão novamente em sua melhor forma depois de 30 anos de carreira cheia de altos – mas com alguns momentos menos espetaculares nos últimos tempos.
Desde o final do ano passado, o R.E.M. vinha liberando algumas faixas na internet, recebidas com entusiasmo pelos fãs que torciam para que o novo trabalho seguisse no bom caminho apontado pelo disco anterior, Accelerate — que trouxe o grupo a Porto Alegre em novembro de 2008, em um show memorável no Estádio do Zequinha.
Collapse Into Now repete o produtor do último CD, Jacknife Lee, que também já trabalhou com bandas como U2, Snow Patrol, The Hives, Kasabian e Bloc Party.


O disco físico só chega às lojas na semana que vem — mas na semana passada o álbum já podia ser escutado na íntegra em streaming em um link disponibilizado no site oficial, remhq.com. O vocalista Michael Stipe também anunciou o Collapse Into Now Film Project, em que pretende transformar em vídeos todas as músicas do disco. O cantor convidou artistas amigos como o ator James Franco, o diretor Jem Cohen e a artista plástica Sophie Calle para dirigirem os clipes.


Como da última vez, o R.E.M. gravou um disco curto e direto: são 12 canções em pouco mais de 41 minutos. Se em Accelerate havia a necessidade de provar que os veteranos ainda sabiam fazer rocks rápidos depois do atmosférico e um tanto letárgico Around the Sun (2004), essa energia volta agora em Collapse Into Now aliada a melodias inspiradas e harmoniosas — característica que catapultou a banda ao sucesso em discos hoje clássicos como Green (1988), Out of Time (1991) e Automatic for the People (1992). Assim, rocks urgentes como All the Best, Alligator Aviator Autopilot Antimatter e That Someone Is You convivem na boa com baladas lindas tipo Oh my Heart, Walk It Back e Me, Marlon Brando, Marlon Brando and I.
Com participações da cantora Patti Smith e seu guitarrista Lenny Kaye e dos vocais de Peaches e Eddie Vedder, Collapse Into Now casa guitarra com mandolim, inquietação juvenil e experiência amadurecida — um combustível que autoriza Stipe, depois de três décadas de estrada percorridas, a sussurrar em Blue, a última faixa do disco: “Este é o meu tempo e estou excitado por estar vivo”.



LULA O PREVIDENTE

03 Abril 2010


Garantindo a mordomia burguesa...

PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO


DECRETO Nº 6.381, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2008.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei no 7.474, de 8 de maio de 1986,

DECRETA:

Art. 1o Findo o mandato do Presidente da República, quem o houver exercido, em caráter permanente, terá direito:

I - aos serviços de quatro servidores para atividades de segurança e apoio pessoal;

II - a dois veículos oficiais, com os respectivos motoristas; e

III - ao assessoramento de dois servidores ocupantes de cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, nível 5.

Art. 2o Os servidores e motoristas a que se refere o art. 1o serão de livre escolha do ex-Presidente da República e nomeados para cargo em comissão destinado ao apoio a ex-Presidentes da República, integrante do quadro dos cargos em comissão e das funções gratificadas da Casa Civil da Presidência da República.

Art. 3o Para atendimento do disposto no art. 1o, a Secretaria de Administração da Casa Civil da Presidência da República poderá dispor, para cada ex-Presidente, de até oito cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, sendo dois DAS 102.5, dois DAS 102.4, dois DAS 102.2 e dois DAS 102.1.

Art. 4o Os servidores em atividade de segurança e os motoristas de que trata o art. 1o receberão treinamento para se capacitar, respectivamente, para o exercício da função de segurança pessoal e de condutor de veículo de segurança, pelo Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

Art. 5o Os servidores em atividade de segurança e os motoristas aprovados no treinamento de capacitação na forma do art. 4o, enquanto estiverem em exercício nos respectivos cargos em comissão da Casa Civil, ficarão vinculados tecnicamente ao Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional, sendo considerados, para os fins do art. 6o, inciso V, segunda parte, da Lei no 10.826, de 22 de dezembro de 2003, agentes daquele Departamento.

Art. 6o Aos servidores de que trata o art. 5o poderá ser disponibilizado, por solicitação do ex-Presidente ou seu representante, porte de arma institucional do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional, desde que cumpridos os seguintes requisitos, além daqueles previstos na Lei no 10.826, de 2003, em seu regulamento e em portaria do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional:

I - avaliação que ateste a capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, a ser realizada pelo Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional;

II - observância dos procedimentos relativos às condições para a utilização da arma institucional, estabelecidos em ato normativo interno do Gabinete de Segurança Institucional; e

III - que se tratem de pessoas originárias das situações previstas no art. 6o, incisos I, II e V, da Lei no 10.826, de 2003.
Parágrafo único. O porte de arma institucional de que trata o caput terá prazo de validade determinado e, para sua renovação, deverá ser realizada novamente a avaliação de que trata o inciso I do caput, nos termos de portaria do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional.

Art. 7o Durante os períodos de treinamento e avaliação de que tratam os arts. 4o e 6o, o servidor em atividade de segurança e motorista de ex-Presidente poderá ser substituído temporariamente, mediante solicitação do ex-Presidente ou seu representante, por agente de segurança do Departamento de Segurança do Gabinete de Segurança Institucional.

Art. 8o O planejamento, a coordenação, o controle e o zelo pela segurança patrimonial e pessoal de ex-Presidente caberá aos servidores de que trata o art. 1o, conforme estrutura e organização própria estabelecida.

Art. 9o A execução dos atos administrativos internos relacionados com a gestão dos servidores de que trata o art. 1o e a disponibilidade de dois veículos para o ex-Presidente serão praticadas pela Casa Civil, que arcará com as despesas decorrentes.

Art. 10. Os candidatos à Presidência da República terão direito a segurança pessoal, exercida por agentes da Polícia Federal, a partir da homologação da respectiva candidatura em convenção partidária.

Art. 11. O Ministro de Estado da Justiça, no que diz respeito ao art.. 10, o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, no que concerne aos arts. 4o, 5o, 6o e 7o, e o Secretário de Administração da Casa Civil, quanto ao disposto nos arts. 2o e 9o, baixarão as instruções e os atos necessários à execução do disposto neste Decreto...

Art. 12. Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação..

Art. 13. Revoga-se o Decreto no 1..347, de 28 de dezembro de 1994.

Brasília, 27 de fevereiro de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Tarso Genro
Jorge Armando Felix

Está duvidando????
Entre no site: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6381.htm

Isto é que chamo de OPORTUNISMO e DESFAÇATEZ!!!

Carnaval


Seis escolas desfilam na primeira noite do carnaval de Porto Alegre

Entre as atrações da noite, a dançarina Gretchen foi o grande destaque da Praiana.

Porto Alegre - Seis escolas passaram pelo Complexo Cultural do Porto Seco nesta madrugada em Porto Alegre em pouco mais de sete horas de desfile. A última a passar foi a Embaixadores do Samba, com 1,1 mil componentes da agremiação se dividindo entre as 18 alas para falar sobre a crença e a devoção a São Jorge.
Antes a Acadêmicos de Gravataí, agremiação em vermelho e branco, comemorou os 50 anos da sua fundação. A escola apresentou 18 alas e cinco carros alegóricos e é a única da Grande Porto Alegre que já conquistou o Carnaval da Capital.
A União Vila do IAPI veio com o casal de mestre-sala e porta-bandeira bem à frente da evolução. A escola mostrou pouco luxo em suas fantasias e alegorias, em um enredo que homenageava a tradicional Oktoberfest.
A terceira escola a entrar na avenida foi a Bambas das Orgia, principal vencedora do Carnaval em Porto Alegre, com 19 títulos. A Bambas homenageou o Carnaval, mas teve que driblar problemas com um de seus carros alegóricos.
A Império da Zona Norte apresentou um samba enredo sobre a colonização portuguesa no Brasil. E a verde e rosa Academia de Samba Praiana, que buscou no colorido da natureza inspiração para a sua leitura da história do povo cigano. A escola falou sobre religiosidade, crenças, família e hábitos culturais deste povo nômade e trouxe a dançarina Gretchem.

Incidente

Uma parte da arquibancada do setor C do Complexo Cultural do Porto Seco foi isolada na madrugada deste sábado depois que dois lances dos degraus cederam parcialmente. O público ocupante do local foi reacomodado em outras áreas na arquibancada do sambódromo. As informações são do jornal Correio do Povo.