Minha lista de blogs


"PRO LIBERTATE"

Bem-vindo

Tome um amargo.
Tome un mate

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de março de 2011

Documentário

Documentário conta a rotina de soldados americanos no Afeganistão

"Restrepo" tem a direção de Tim Hetherington e Sebastian Junger, que já foram repórteres de guerra

Entra em cartaz nesta sexta-feira o documentário "Restrepo", filme que marca, na direção cinematográfica, a estreia de Tim Hetherington e Sebastian Junger, que já foram repórteres de guerra. É um documentário que narra a implantação de um pelotão de soldados dos Estados Unidos no Vale Korengal, no Afeganistão.
O filme se concentra em um posto avançado com 15 homens chamado "Restrepo", nome de um médico do pelotão que foi morto em ação. Esse posto foi considerado um dos mais perigosos postos militares dos Estados Unidos. É um filme totalmente experimental: as câmeras nunca deixam o vale, não há entrevistas com os generais nem com os diplomatas. O único objetivo é fazer com que os espectadores se sintam como se tivessem passado os 94 minutos em ação no vale. Também há cenas que mostram o contato de alguns militares com aldeões próximos de sua base.
Em entrevista, um dos diretores, Sebastian, explicou a proposta do documentário: "Nós não estávamos interessados na dimensão política da guerra, apenas em mostrar a experiência dos soldados, por isso nós nos limitamos a ter acesso a somente o que os soldados tinham acesso.
Por isso, os cineastas também optaram por não se utilizar de nenhum narrador externo. Esse filme foi um dos cinco indicados ao Oscar de Melhor Documentário 2011, perdendo para "Trabalho Interno". Mas "Restrepo" foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival Sundance, evento dedicado ao cinema independente nos EUA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário