Marichal destaca a expansão do setor imobiliário e as novidades
Crédito: tarsila pereira
A exemplo de um jovem que atinge a maturidade, a Consultoria Imobiliária Exame, que completou 21 anos, em 2010, toma novos rumos. Seu diretor, Walter Antonio Scuccimarra Marichal, anuncia que, em março, entrará com força no setor de vendas de lançamentos imobiliários. O principal motivo da mudança de quem atendia somente a projetos próprios é o "boom imobiliário que exige reengenharia", diz. O que não mudará na Exame, garante, é seu espírito combativo e o hábito de selecionar e treinar na casa seus corretores.
Correio do Povo: É verdade que a herança espanhola em suas veias o tornou um brigão?Walter Marichal: (sorrindo) É verdade que sou um cidadão uruguaio, nascido em Montevidéu. Também é verdade que minha vida sempre foi de luta. Até para colocar o nome da empresa eu tive de lutar, assim como é verdade que, sendo vice-presidente do Sindicato da Habitação (Secovi) e membro da Fecomércio, já me bati contra pessoas que tentavam aviltar o mercado. Não me considero brigão. Tenho muita alegria de vida, com minha esposa, Tânia, que trabalha comigo, e minha filha Stepanie. Gosto de pescar e viajar.
Como é que um uruguaio que veio para o Brasil para fazer o lançamento do automóvel "Doginho", da Chrysler, em 1977, acabou no mercado imobiliário?
Contingências da vida. O mercado automobilístico era muito diferente em 1977. Não consegui terminar duas faculdades que havia começado no Uruguai: Direito e Administração. Quando a Chrysler mudou, eu, que era da área de vendas, fui para a Habitat e comecei a vender imóveis. Me apaixonei, até que chegou o dia de fundar minha empresa.
Por que o nome Exame para uma imobiliária?
Isso me deu dor de cabeça, mas consegui registrar esse nome. Vem justamente da revista Exame, que lia e achava interessante. Como a proposta inicial da minha empresa era ser consultoria imobiliária, e a revista era justamente algo para se consultar, fiz a ligação. Hoje, temos também carteira de locação e vamos entrar pesado nos lançamentos.
Qual o diferencial da Exame?
O lema da minha empresa é "soluções aproximando pessoas". Sempre digo que, daqui para frente, quem criar um produto vai se dar bem, mas quem copiar velhas fórmulas vai ter dificuldade. Quando um cliente nos consulta pesquisamos mercado, área, o que pode e deve ser construído. Não adianta querer vender uma sala quadrada, se o cliente a quer redonda, nem por a lareira no canto, se ele quer no centro. Tenho parcerias com empresas de engenharia e arquitetura para formatação de projetos e convênio com as escolas de formação de técnicos em transação imobiliária. Nenhum corretor entra na empresa sem falar comigo e passar, no mínimo, por 120 dias de adaptação que definirão o setor em que melhor se enquadra. Em média, são 23 corretores, mas estou preparando nova equipe que entrará em ação em março com os lançamentos.
Qual o tamanho da Imobiliária Exame?
De 2009 para 2010, crescemos o faturamento em 36% e o número de operações aumentou 32%. Trabalho com construtoras conceituadas como Melnick, Goldstein, EGL, Engist e Rossi, entre outras.
Que avaliação faz do mercado imobiliário?
É ótimo e acredito que vai durar mais uns cinco ou seis anos. O boom que vivemos é resposta ao déficit habitacional do país. As linhas de financiamento, principalmente da Caixa Econômica Federal, por meio do Minha Casa, Minha Vida, deram ânimo para que investidores voltassem ao mercado. Nesta pirâmide de crescimento, que tem desde o investidor até o adquirente do primeiro imóvel, não existe vácuo. Os espaços estão preenchidos com solidez.
O que é ter sucesso?
É sorrir para aquilo que a gente conquistou.
E o que é um líder?
É aquele que mostra um caminho a ser seguido sem ter de dar ordens.
Trabalho sério e competente é aquele que desenvolve a Imobiliária Exame em Porto Alegre, sob a mão firme do corretíssimo Walter Marichal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário