Minha lista de blogs


"PRO LIBERTATE"

Bem-vindo

Tome um amargo.
Tome un mate

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cinema

César 2011 destaca Tarantino



Catherine Deneuve concorre como Melhor Atriz
Crédito: FESTIVAL DE VENEZA 2010/ DIVULGAÇÃO/ CP


O cineasta norte-americano Quentin Tarantino vai receber um prêmio especial na 36 edição do prêmio César, o Oscar da França, que será entregue amanhã, dia 25, em Paris. Diretor de sucessos como "Pulp Fiction", a trilogia "Kill Bill" e mais recentemente "Bastardos Inglórios" (indicado a Melhor Filme do Ano no Oscar do ano passado), ele será homenageado com a estatueta de Grande Artista Internacional na premiação francesa. Outra norte-americana, a atriz e diretora Jodie Foster, vai presidir este ano a cerimônia. A estrela de "Taxi Driver" e "O Silêncio dos Inocentes" participa da festa aproveitando que se encontra atualmente em Paris filmando "Le Dieu du Carnage", uma adaptação da peça teatral homônima, escrita por Yasmina Reza. A cerimônia do César, como é tradição, será realizada no Teatro de Châtelet, em Paris. O mestre de cerimônias deste ano será o ator francês Antoine de Caunes.


A produção sobre os últimos meses na vida dos monges assassinados na Argélia em 1994 é o grande favorito do César 2011. A fita "Sobre Homens e Deuses" (Des Hommes et de Dieux/Of God And Men), de Xavier Beauvois, ganhou um total de 11 indicações, incluindo a de Melhor Filme. O thriller dirigido por Roman Polanski, "O Escritor Fantasma", concorre em oito categorias, assim como "Gainsbourg, Vida Heroica", cinebiografia dirigida por Johann Sfart, sobre a vida do cantor e compositor Serge Gainsbourg. Também foram indicados "On Tour" (Tournée), de Mathieu Amalric; L''Arnacoeur", de Pascal Chaumeil; "Mammuth", de Benoit Delépine e Gustave Kervern e "Le Nom des Gens", de Michel Leclerc. Para a categoria Melhor Primeiro Filme foram selecionados cinco títulos: "L''Arnacoeur"; "Gainsbourg"; "Simon Werner a Disparu" (de Fabrice Gobert); "Tetê de Turc" (de Pascal Elbé) e "Tout ce Qui Brille" (de Geraldine Nakache e Hervé Mimran).


A Melhor Filme Estrangeiro concorrem seis produções: "Les Amours Imaginaieres", de Xavier Dolan; "Bright Star", de Jane Campion; "O Segredo dos Seus Olhos", do argentino José Campanella; "Illégal", de Olivier Masset-Depasse; "A Origem", de Christopher Nolan; "Invictus", de Clint Eastwood; e "A Rede Social", de David Fincher. Já exibidos em Porto Alegre, "Yves Saint Laurent - Pierre Bergé, L''Amour Fou", de Pierre Thoretton; e "Océans", de Jacques Perrin e Jacques Cluzoud, são dois entre os indicados na categoria de Melhor Documentário do Ano.


Três grandes estrelas concorrem à Melhor Atriz, começando pela sempre bela Catherine Deneuve, indicada por sua atuação em "Potiche", de François Ozon. Ela faz o papel de uma dona de casa que vai à luta para sustentar a família depois que o marido empresário declara falência em seus negócios. Kristin Scott-Thomas foi indicada por "Elle S''Appelait Sarah", de Gilles Paquet-Brenner. A terceira estrela é a filha de Serge e Jane Birkin, Charlotte Gainsbourg, que concorre ao César de Melhor Atriz por sua atuação no sensível "L''Arbre" (A Árvore), de Julie Bertucelli. Charlotte interpreta uma mãe de família que se vê forçada a recomeçar de novo após a morte do marido. A família vive no interior, à sombra de uma enorme árvore, cujas raízes ameaçam as instalações da casa, ao mesmo tempo que a caçula descobre que consegue conversar com o pai morto através dos galhos mais altos. Também foram indicadas, Isabelle Carré ("Les Émotifs Anonymes") e Sara Forestier ("Le Nom des Gens").

Gérard Depardieu, que faz o marido de Deneuve em "Potiche", lidera a lista dos melhores atores, por sua atuação em "Mammuth". Com ele também foram indicados: Romain Duris ("L''Arnacouer"), Eric Elmosnino ("Gainsbourg"), Jacques Gamblin ("Le Nom des Gens") e Lambert Wilson ("Des Homm es et de Dieux"). Roman Polanski concorre também na categoria de Melhor Diretor, por seu trabalho em "The Ghost Writer". Os outros indicados são: Mathieu Amalric ("Tournée"); Olivier Assayas ("Carlos, Le Film"), Xavier Beauvois ("Des Hommes et des Dieux") e Bertrand Blier ("Le Bruit des Glaçons").

Nenhum comentário:

Postar um comentário