Minha lista de blogs


"PRO LIBERTATE"

Bem-vindo

Tome um amargo.
Tome un mate

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de março de 2011

Artes


Exposição de Paulo Aguinsky inaugura nesta segunda-feira


O artista plástico e médico Paulo Aguinsky acredita que sua dupla atividade cria um diá­logo produtivo. Essa influência mútua é uma das motivações da exposição com esculturas em pedra que será inaugurada hoje, às 19h (para convidados), no Espaço de Exposições da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), como parte das celebrações de 50 anos da instituição. A visitação para o público será a partir de amanhã.
Um segundo motivo para comemorar: Aguinsky (que realizou sua formação médica lá) também completou 50 anos de atividade como escultor no ano passado. Autodidata confesso, atribui à medicina um aprendizado que acabou rendendo frutos artísticos.
— Como não tenho curso didático de escultura, acho que a formação cirúrgica ajudou na precisão e na habilidade — afirma, bem-humorado.
Batizada como Esculturas em Pedra, a exposição apresenta cerca de 15 obras, em uma retrospectiva de sua trajetória. São figuras como peixes e aves, além de trabalhos abstratos. A preferência pelo imaginário do universo natural e animal remete ao ambiente bucólico que Aguinsky escolhe para trabalhar: o ateliê fica em uma fazenda em Viamão. Seu interesse, como explica, é mais pela “forma” do que pelo “simbolismo”.
Já a escolha do material — a pedra, especialmente granito, mármore e basalto — pode ter uma origem mais remota. Nascido em São Borja, onde morou até os 13 anos, o artista brincava nas margens do Rio Uruguai, admirando os contornos dos seixos depositados nas redondezas.
— As crianças tinham uma atração pelo polimento, pela variedade de formas das pedras — recorda.
2004, em um episódio especialmente significativo, o então presidente Lula ofereceu ao presidente da China, Hu Jintao, em visita ao Brasil, uma obra de Aguinsky. Era a escultura em mármore Tartaruga Marinha.
— Na ocasião, a hoje presidente Dilma Rousseff, que conhecia meu trabalho, lembrou do meu nome, e a encomenda foi feita. Escolhi este tema porque, na China, a tartaruga tem grande importância simbólica — conta o artista.
Depois de trabalhar com materiais como cerâmica e madeira, Aguinsky acredita ter chegado ao material definitivo: para ele, a pedra parece “permanente”. Como a arte.
Serviço:
Abertura hoje, às 19h (para convidados). Visitação até 1º de abril, de segunda a sexta, das 9h às 20h, e sábado, das 9h às 11h30min. Entrada franca.
Espaço de Exposições da UFCSPA (Sarmento Leite, 245), fone (51) 3303-9000 begin_of_the_skype_highlighting (51) 3303-9000 end_of_the_skype_highlighting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário